Mais de 100 mil passaram pelo São Paulo Expo ao longo dos cinco dias de evento
A gamescom latam reuniu mais de 100 mil pessoas ao longo dos cinco dias de evento no São Paulo Expo em sua primeira edição, superando as expectativas de Gustavo Steinerg, CEO do evento.
Segundo o executivo, a edição de estreia mostrou a importância da indústria dos jogos na América Latina. "Dobramos o número de visitantes do BIG Festival do ano passado e a expectativa é que em 2025 esse número aumente ainda mais. No ano que vem estaremos em um novo lugar com o dobro do tamanho do que foi essa edição", celebrou.
Falando do próximo ano, os interessados já podem anotar as datas na agenda porque a segunda edição da Gamescom Latam vai acontecer entre os dias 30 de abril a 4 de maio, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo.
Já sobre os patrocinadores e marcas participantes, os números também foram positivos. No total, o evento contou com 13 patrocinadores e mais de mil marcas de 54 países diferentes, 73 expositores, 51 coexpositores e 47 espaços de experiências para o público.
A Gamescom Latam 2024 também contou com 17 content partners, sendo eles Atari, Bandai Namco, CipSoft, Epic Games, Fellow Traveler, Frost Giant Games, Google Play, Gravity, Honor of Kings, Nintendo, SEGA, Square Enix, Supercell, TecToy, Ubisoft, Warner Bros. Games e Whitethorn Games.
"Estamos extremamente contentes por esta primeira gamescom latam. O resultado foi acima da expectativa, tanto em visitação de público geral, como na área de negócios, sendo um marco para a indústria de games da América Latina. Tivemos feedbacks positivos de expositores internacionais, refletindo em renovações para edição 2025, nos dando ainda mais confiança de um evento grandioso no próximo ano", afirmou Beni Piatetzky, diretor-geral da Koelnmesse Brasil.
O evento também se propôs a ser um polo de negócios, com quase 2 mil profissionais de 66 países, representando 1.020 empresas, que vieram à gamescom latam em busca de oportunidades de acordos e investimentos. Ao todo, mais de 11 mil reuniões foram solicitadas e a expectativa é de mais de U$$ 200 milhões em perspectiva de novos negócios.
“O grande sucesso da gamescom latam deste ano é o primeiro passo impressionante para se tornar um dos maiores eventos globais da indústria de jogos. Foi emocionante para os fãs e frutífero para visitantes, empresas e parceiros internacionais. Graças a todas as equipes de todos os parceiros que fizeram um excelente trabalho nesta primeira edição", afirmou Felix Falk, diretor-geral da game – Associação Alemã da Indústria de Jogos e proprietário da marca da gamescom.
A Gamescom Latam também teve 226 horas de conteúdo programadas, que permitiram que os participantes conhecessem a visão da indústria e seu futuro com algumas das figuras internacionais e acompanhassem 194 painéis, com 62 deles transmitidos, liderados com 434 palestrantes.
Os palestrantes incluíram David Alpert, produtor de The Walking Dead e CEO da Skybound Entertainment; Chance Glasco, um dos criadores da franquia Call of Duty; Pawel Sasko, diretor associado de jogos da CD PROJEKT RED; Mike Foster, gerente sênior de contas globais da Sony Interactive Entertainment; e Tim Morten, CEO da Frost Giant Games, entre muitos outros.
“A realização da primeira gamescom latam foi um sucesso. Estamos felizes com os resultados. Entregamos um evento com grandes anúncios, parceiros e com o DNA da gamescom, mas também focado no público latino-americano que marcou presença no evento. Para 2025, nosso foco é melhorar e continuar crescendo junto da indústria de games no continente”, ressaltou Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company.
Por fim, mais de 314 canais de comunicação participaram do evento, além dos parceiros de mídia brasileiros e internacionais que acompanharam a gamescom latam, como IGN Global (EUA), Gamersky (China), Terra, IGN Brasil, The Enemy, Rádio Mix, PlayTV, Canal Woohoo, Meu Playstation, We Super OOH, 3D Juegos (México) e Cultura Geek (Argentina).
"O grande sucesso da primeira gamescom na América Latina demonstra a força da marca global. A gamescom mostra um alcance impressionante em todo o mundo. Ela atraiu grandes multidões e os principais players da indústria. Como pretendido, a gamescom latam funciona para complementar perfeitamente o portfólio internacional da Koelnmesse, alcançando ainda mais o ecossistema de jogos. Estamos muito orgulhosos desta estreia no Brasil e esperamos muitos eventos que virão”, completou Gerald Böse, CEO da Koelnmesse.