Cases possibilitarão à plateia ter visão global da transformação social
A 39ª edição do festival South by Southwest (SXSW), que será realizada entre os dias 7 e 15 de março de 2025, na cidade de Austin, capital do Texas (EUA), recebe o projeto ‘Favela Velley by Gerando Falcões’ na SP House, espaço para debates e shows montado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e da InvestSP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Prefeitura de São Paulo. Este é o segundo ano que a instalação será erguida em Austin.
Idealizado pela ONG Gerando Falcões, o programa ‘Favela Velley' evidencia o protagonismo das periferias na inovação social. Com painéis globais e masterclass dotadas de aplicações práticas, as sessões ocorrerão nos dias 9, 10 e 11 de março, das 11h às 12h.
Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões, vai ministrar palestra sobre o ASMARA, plataforma de autonomia financeira e empoderamento de mulheres das favelas e periferias baseado na venda direta de vestuários oriundos de doações de pessoas físicas e empresas privadas. Lançado em 2023, o programa já impactou 4,4 mil mulheres e gerou R$ 3,5 milhões de faturamento. Para 2025, a previsão é que o programa impacte 20 mil mulheres em 180 territórios brasileiros, com vendas de aproximadamente R$ 12,7 milhões.

A curadoria é assinada por Nina Rentel, diretora de tecnologias sociais da Gerando Falcões; e Sérgio Roch, CMO da ONG. A programação promete apresentar “cases que possibilitarão à plateia ter visão global da transformação social e como é possível tirar a inovação do papel em territórios onde, até então, permeava a escassez", destaca Rocha.
Confira a agenda do ‘Favela Velley’:
09/03, das 11h às 12h
Tema: ASMARA: a nova tecnologia social das favelas
Palestrante: Edu Lyra, Empreendedor Social, CEO e Fundador da ONG Gerando Falcões
10/03, das 11h às 12h
Tema: Hackeando a pobreza: tecnologia, impacto e transformação social
Participantes: Ashley Winning, vice-presidente de pesquisa e avaliação - Percursos de Mobilidade Econômica; Luis Fernando Sanabria, gerente geral na Fundación Paraguaia; Kdu dos Anjos, artista e empreendedor de periferia, vencedor do prêmio Casa do Ano pelo ArchDaily e diretor do documentário 'Folia dos Anjos'.
Mediação: Nina Rentel , diretora de tecnologias sociais da Gerando Falcões
11/03, das 11h ao 12h
Tema: O futuro do trabalho na quebrada: tecnologia, inclusão e revolução de oportunidades
Participantes: Michelle Schneider, professora convidada na SingularityU Brazil, top voice do LinkedIn, palestrante internacional/ TEDx, mentora e conselheira, ex-TikTok, Google e LinkedIn, e autora do livro "O Profissional do Futuro"; Otacílio do Nascimento, diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil, onde conduz projetos impacto nas áreas de educação, conservação ambiental e cultura, promovendo transformação socioambiental; e Patrícia Fumagalli, vice-presidente de Tech & Digital na Alper Corretora de Seguros e conselheira de organizações do terceiro setor com foco em educação de jovens.