Gerenciar o fluxo de trabalho deve ser constante e abranger todas as frentes internas, dizem os profissionais do setor

A rotina de trabalho nas agências de publicidade costuma ser estafante: é lendária a frase ouvida nos seus corredores e salas de que a peça tem de estar pronta “pra ontem”. É nesse ponto que a gestão de projetos entra em cena. É ela que vai garantir o planejamento, a execução e o cumprimento das metas. Isso torna o papel do gestor estratégico.

“A equipe de gestão de projetos foi ganhando cada vez mais relevância à medida que temos mais dados vindos de diferentes fontes e precisamos olhar para tudo de forma cada vez mais ágil e efetiva para as entregas aos clientes. Ter uma equipe multidisciplinar que olha para cada job e enxerga cada processo que deve ser executado, por quem, em quanto tempo e com quais ferramentas, otimiza muito o método de trabalho”, explica Paulo Sanna, CEO/CCO da Mestiça.

A Mestiça conta com uma área de operações e suporte para os líderes de contas que são, por formação, gerentes de projetos, diz Sanna. “Nossa área de operações é responsável pelo método de trabalho da agência, por definir o ciclo de vida de um job, como cada processo é realizado e quais as ferramentas que são utilizadas. Os gerentes de projetos, por sua vez, são responsáveis por executar esse método de trabalho.”

A agência Moringa, de Brasília, possui um departamento estruturado de gestão de projetos, contando com diretor, gerente de projeto, coordenadores de projetos e analistas. Ele é responsável pela gestão e organização de todas as demandas da agência, estruturando cronogramas, liderando os squads de execução, mantendo tudo dentro do orçamento e prazo estabelecidos junto ao cliente. “Também é responsável por remover impedimentos para que os squads possam realizar as entregas sem percalços e por manter os processos de entrega em funcionamento, identificando gaps e melhorias quando necessárias em conjunto com os departamentos de atendimento e operações,” revela Diogo Moreira, diretor de projetos e operações da agência.

A Hogarth Brasil, do grupo WPP, tem o time de Delivery & Implementation como um dos pilares fundamentais da área de operações, garante Vanessa Mendes, COO da agência. “Como pilar de produção do grupo WPP, nossa área de gestão de projetos precisa ser composta por especialistas em diversas disciplinas, como produção audiovisual, digital, automação de produção, programática, experiências imersivas e inteligência artificial. Nosso principal objetivo é garantir que as metas estabelecidas sejam cumpridas, sempre com o olhar na maximização da eficiência operacional e qualidade dos nossos projetos,” diz Vanessa.

A área de gestão de projetos da Jotacom tem um time dedicado a gerir projetos de inovação e tecnologia nas mais diversas frentes, diz Mariane Cunha, sócia-diretora de projetos e operações da agência.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 8 de abril de 2024