Em um bate-papo sobre carreira e empreendedorismo, a atriz conta como se relaciona com as marcas e com a publicidade
Giovanna Antonelli é uma das atrizes mais renomadas do Brasil, com papéis icônicos e que marcaram gerações, como é o caso da Jade, personagem principal da novela "O Clone".
Além dos papéis marcantes, que emocionam e fazem rir, a atriz é a responsável por algumas das tendências que marcaram épocas. Quem não se lembra da explosão do esmalte azul, usado por Giovanna na novela "Em Família"? E depois desta, outras surgiram ao longo da trajetória da atriz nas telas. Agora, de volta ao papel da Delegada Helô, na novela 'Travessia', Giovanna garante o processo irá de repetir.
"Ao longo dos capítulos o público vai perceber, sim, algumas possíveis tendências. É um caminho natural", afirmou a atriz.
Atualmente, além da presença nas telas de televisão, Giovanna também marca presença constante nas redes sociais, onde conquistou uma legião de fãs e já soma mais 18 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram.
Outra faceta da atriz é a de empresária e empreendedora. Giovanna fundou a GiOlaser em 2013, que atualmente já conta com mais de 300 unidades no Brasil e com um faturamento de R$ 250 milhões previsto para este ano. Além disso, a atriz também é licenciada há mais de 10 anos na Rommanel e estampa campanhas de marcas como Truss, Vizzano e Coristina D.
Ao PROPMARK, Giovanna fala de carreira, relacionamento com a publicidade e presença nas redes sociais. Leia a entrevista na íntegra:
Você estreou na atuação em 1994, na novela 'Tropicaliente'. Naquela época, já existia uma relação da atuação com a publicidade? Se sim, como era essa relação?
Com certeza, essa relação sempre existiu. A publicidade sempre andou junto com meu trabalho, mas não existia rede social, que foi um divisor de águas na comunicação mundial! Na forma de executar. Criar. E entregar o produto final.
Você ficou conhecida por ditar tendências com os seus personagens, como foi o caso do famoso esmalte azul, da sua coleção em parceria com a Speciallitá. Como surgiu essa ideia? Ela já era premeditada ou foi algo que simplesmente aconteceu?
As coisas sempre foram acontecendo. Costumo brincar que a Jade (personagem da novela “O Clone”) foi a primeira influencer do Brasil. Todo mundo desejava e consumia seus acessórios, joias, panos, maquiagem... Quando me dei conta do poder que minhas personagens exerciam no público, percebi que poderia empreender. Com o esmalte, também foi assim.
Para a sua personagem em Travessia, o mercado pode esperar por uma nova tendência?
Eu sempre gosto de palpitar na criação das personagens. Quando recebo o texto, reúno ideias pessoais em pastas e arquivos no meu computador, que vão desde a luz em que eu acho que a personagem quer acordar até os acessórios que têm a ver com ela. E, claro, ao longo dos capítulos o público vai perceber, sim, algumas possíveis tendências. É um caminho natural.
Você tem uma presença muito forte nas redes sociais. Como foi para você entrar nesse mundo do digital e como isso influenciou na sua relação com as marcas?
Sempre estou de olho no novo. Gosto de aprender e me reinventar o tempo todo e nas redes não poderia ser diferente. Juntei um time e trabalhamos juntos pra levar bons conteúdos e tudo que acredito. Quero somar com esse público e construir uma comunidade cada vez maior que se alimente de coisas boas, que queira empreender, trocar comigo e se reinventar. E claro, vai de mão dupla com as marcas que também sempre estão buscando a melhor maneira de se comunicar com o consumidor, de um jeito cada vez mais orgânico e real.
Você é atriz, empresária, tem a Giolaser, uma linha na Rommanel, além de estrelar campanhas. Como você divide o seu tempo para fazer tudo isso e ainda gravar as publicidades?
Comecei a trabalhar aos 13 anos de idade e nunca mais parei, minha rotina foi se intensificando ano após ano e as minhas responsabilidades também. Vivo desta forma desde sempre, com muita disciplina, paixão e vontade de crescer. Ter descoberto desde cedo o meu dom, foi o que me moveu para chegar até aqui. Um privilégio. Estudo, treino, me alimento bem, leio, crio, procuro ter disciplina na minha rotina, mesmo quando estou num ritmo intenso. Vou adaptando meus horários e me desdobrando para dar conta de tudo. E dá certo, rs.
O que você leva em consideração na hora de começar uma parceria com alguma marca ou empresa?
Antes de aceitar uma parceria eu preciso entender quais são as diretrizes da marca, o comprometimento dela com o consumidor, no que ela acredita, como ela se posiciona e eu preciso comprar esse produto em sua totalidade, sabe?
Eu preciso ser consumidora dessa marca para poder ter uma linha minha nela.
E se está na minha linha tem que ter a minha cara e tem que seguir a linha comercial que eu acredito, que é a que coloca o consumidor no centro de tudo, porque é para ele que as marcas existem e é por ele que tudo deve acontecer.
Dito isso, minha relação com as marcas é super estreita, eu acompanho tudo, não com o olhar de controle, mas de adição, sabe? Eu quero sempre somar e aprender com as pessoas.
Você participa da criação das campanhas? Roteiro, produção etc…
Faço questão de me envolver em tudo porque não é apenas a minha marca em jogo, é o meu nome, minha credibilidade, meu propósito. Faço questão de aprender e acompanhar todos os movimentos e estar sempre muito próxima do time. Eu me envolvo na criação e me vejo como parte dos negócios.
Você se enxerga como marca? Se sim, como?
Eu só coloco meu nome no que eu consumo, esse é o principal parâmetro para qualquer produto que eu chancelo com a minha marca. E se eu consumo, eu preciso saber de tudo, então faço questão de acompanhar tudo de perto e opino em todas as etapas, desde a criação dos produtos até a positivação nas lojas. E sim, eu me enxergo cada vez mais como marca, o que é um privilégio, porque isso conta com a credibilidade do meu público e é pra ele que eu tenho prazer em trabalhar.
Qual é a melhor definição da marca Giovanna Antonelli?
Comprometimento. Todos os produtos e negócios que carregam o meu nome, mais que a minha marca, carregam a minha essência como pessoa que é o compromisso intencional e inegociável que eu tenho com as pessoas que me seguem e me admiram. Quando alguém consome um produto ou serviço que eu chancelo com o meu nome, pode ter a certeza de que eu sou a primeira consumidora de cada um deles. Eu preciso acreditar e tangibilizar o resultado do que eu vendo por que a minha credibilidade como empreendedora e como profissional é a minha fortaleza, na qual tudo se baseia e se fundamenta.