Colaboração permite acesso a computadores quânticos de +100 qubits e apoio da IBM para preparar empresas da região

A Globant anunciou sua entrada na IBM Quantum Network, rede global que reúne empresas, instituições e pesquisadores com foco em acelerar o uso da computação quântica em aplicações de negócios. A parceria tem como objetivo apoiar companhias da América Latina em suas jornadas de capacitação e adoção da tecnologia.

Como membro da rede, a Globant passa a ter acesso a computadores quânticos de mais de 100 qubits, além de uso do software Qiskit, suporte técnico especializado, recursos de aprendizado e participação em eventos da IBM.

Para Dario Robak, diretor de computação quântica da Globant, o movimento representa uma nova etapa na estratégia de inovação da companhia. "A computação quântica não é apenas sobre velocidade: é uma nova maneira de pensar. Tornar-se parte da IBM Quantum Network é um passo importante para a Globant e as empresas com as quais trabalhamos em vários setores", afirma.

Segundo Diego Tártara, global chief business officer da Globant, a parceria amplia o potencial de colaboração tecnológica na região. “Por mais de 21 anos, combinamos tecnologia de ponta, criatividade humana e um profundo conhecimento dos negócios de nossos clientes para ajudá-los a se reinventar”, complementa.

A IBM prevê que até o fim de 2026 será alcançada a primeira vantagem quântica, quando computadores quânticos poderão executar cálculos de forma mais precisa e eficiente que os sistemas clássicos.

Imagem do topo: Connie Zhou/IBM