Conquista inédita da atriz para o país abre oportunidades ao cinema nacional e toda a cadeia produtiva, tanto dentro como fora do Brasil
A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro deste ano, como melhor atriz de drama com o filme ‘Ainda Estou Aqui’ (direção de Walter Salles), tem um significado muito importante, tanto dentro do Brasil quanto fora, e traz para o audiovisual brasileiro oportunidades e mais visibilidade. Especialistas, produtores e diretores de cena avaliam que o momento é uma circunstância oportuna para explorar mais o setor e movimentar a indústria cinematográfica, aproveitando o clima de Copa do Mundo instalado no país com a conquista inédita do cinema nacional para aumentar o público das salas de cinema e gerar mais negócios.
“Para o país, é uma forma de dar mais visibilidade ao cinema nacional com uma atriz como ela, que é muito popular, assim como o Selton Mello (que também atua no longa). São atores populares pela comédia, um gênero muito forte no Brasil, mas que também circulam pelo drama, levando as pessoas a ver um filme brasileiro, baseado num livro, sobre um momento histórico brasileiro importante. Internamente, esse prêmio traz uma força maior para o filme, para as pessoas voltarem às salas de cinema ou irem ver o filme pela primeira vez. E fora do Brasil dá mais visibilidade às nossas produções, à produção audiovisual, e também à própria Fernanda e aos nossos atores”, analisa Pedro Curi, coordenador do curso de cinema e audiovisual da ESPM.
O professor observa que o audiovisual brasileiro deve saber aproveitar o momento. “Isso significa uma grande oportunidade e visibilidade na formação de público interno e externo do nosso cinema. Deve haver um esforço para que a gente use essa oportunidade”, destaca.
Por outro lado, Curi ressalta que o prêmio é também resultado de um trabalho forte de difusão e distribuição. Para ele, é essencial o mercado perceber a importância de outras etapas da cadeia produtiva. “É um filme incrível, muito bem-feito, mas ele não atingiria tantas pessoas e esse nível de premiações se não tivesse sido feito um trabalho de difusão e distribuição tão forte. O investimento na distribuição, na vida do filme pós-realização, é tão importante quanto o filme em si. É um prêmio que traz uma felicidade enorme para o país, aproveitando que as pessoas estão lidando com o audiovisual como lidam com a Copa do Mundo”, completa ele.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 13 de janeiro de 2025