Neste ano, o formato será híbrido e mais da metade das câmeras é sem fio

A Globo anunciou que desenvolveu um novo sistema de transmissão dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro em 2025 . Dessa vez, a emissora vai contar com sua própria rede 5G. Com a aquisição, o formato será híbrido e mais da metade das câmeras é sem fio.

A vantagem do novo sistema é uma cobertura com mais dinamismo e agilidade. O principal objetivo é melhorar a experiência do espectador, por isso, a atualização inclui tanto a transmissão da TV aberta, quanto a do Globoplay.

De acordo com Marcelo Bossoni, diretor de tecnologia para conteúdo da Globo, o processo de transmissão será otimizado com as novas tecnologias. Além das câmeras e rede mista, uma Unidade Remota de Produção foi lançada para integrar os sinais 5G e cabeados na mesma velocidade para levar o conteúdo até o centro de controle da Globo por fibra ótica. Somado a isso, uma Unidade Móvel equipada com a antena 5G é somente identificável pelos aparelhos da emissora, isso garante a segurança e controle na conexão dos equipamentos de transmissão.  

“A tecnologia móvel poupa um tempo considerável na montagem e preparação para a transmissão do evento, que costumavam acontecer muitos dias antes do desfile por conta do cabeamento do sambódromo. Otimizamos esse processo, que não precisa mais do mesmo volume de cabos, e iniciamos um legado que poderá ser explorado em outros grandes eventos" explica diretor.

"A implementação da tecnologia 5G será um grande marco para as transmissões de grandes eventos como o Carnaval, que ganham em agilidade e mobilidade, criando novas possibilidades artísticas a partir dessa inovação. Os operadores de câmera terão liberdade para explorar novos pontos do sambódromo, antes inacessíveis pela limitação física", detalha Bossoni.

(Crédito: Liesa/ Facebook)