Raymundo Barros, diretor de estratégia da emissora, destaca benefícios trazidos pela inteligência artificial para os processos do grupo de mídia

A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no setor de mídia, impulsionada pela crescente integração da inteligência artificial (IA) em diversas operações e processos de produção de conteúdo. A Globo, reconhecida por seu histórico de investimento em inovação e tecnologia no setor de mídia, se destaca nesse cenário, explorando amplamente as capacidades da IA para transformar a maneira como o entretenimento, o jornalismo e a publicidade são feitos e consumidos.

Em entrevista ao propmark, Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da Globo, conta que a empresa está na vanguarda dessa revolução tecnológica, adotando a IA generativa em várias frentes para impulsionar a inovação e a eficiência em suas operações. Segundo Barros, a IA está sendo integrada de forma abrangente em todas as etapas do processo de produção de conteúdo, desde a edição e sonorização até a colorização automática e efeitos visuais, em uma variedade de formatos que abrange desde programas de entretenimento até telejornais e plataformas digitais.

“Na produção de conteúdo, estamos ampliando os casos de uso de IA nas etapas de edição, sonorização, colorização automática e efeitos visuais. Nas plataformas digitais, ampliamos o alcance das ferramentas de recomendação e descoberta de conteúdo no Globoplay; Já no g1, além de outros sites da família g, a IA é utilizada para otimizar a criação de matérias e títulos, com a segurança da curadoria dos nossos jornalistas e de uma base de dados próprios”, explica.

As entregas publicitárias da Globo também estão sendo otimizadas com a IA. “Temos um exemplo nesta área que é o ORA (Oportunidade Real de Agrupamento), ferramenta desenvolvida pela Globo que utiliza IA para mapear as oportunidades de contextualização de publicidade na programação da TV Globo, dos nossos canais por assinatura e de nossas plataformas digitais, levando ao público uma publicidade relacionada ao tema que está sendo consumido.  Com um alto poder de processamento de dados, a plataforma analisa em minutos os conteúdos da Globo em conjunto com os filmes publicitários dos anunciantes, antecipando os principais temas que serão abordados nos programas de seus canais lineares e identificando oportunidades reais de contextualização”, completa Barros.

Os benefícios dessa integração de IA na Globo são vastos e multifacetados. Em primeiro lugar, a tecnologia permite uma experiência de consumo de conteúdo mais personalizada para os usuários, direcionando-os para o material mais relevante com base em seus perfis e preferências. Além disso, a IA fortalece a capacidade criativa das equipes da Globo, aumentando a produtividade e facilitando a criação de conteúdo mais impactante e relevante.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 1º de abril de 2024