Na capital carioca, a parceria com a Liesa foi estendida por três anos, de 2026 a 2028
A Globo anunciou a renovação dos acordos com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) para seguir transmitindo, de forma exclusiva e multiplataforma, os desfiles do Grupo Especial das duas cidades.
No Rio, a parceria com a Liesa foi estendida por três anos, de 2026 a 2028, garantindo a transmissão dos desfiles na Marquês de Sapucaí e do Desfile das Campeãs. Em 2026, as apresentações ocorrem nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com o Desfile das Campeãs marcado para 21 de fevereiro.
Em São Paulo, o acordo com a Liga-SP vale para 2026 e contempla as apresentações das 14 escolas do Grupo Especial nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.
"Acredito muito que a continuidade dessa relação seja fundamental para os dois lados. Não vejo a Globo como uma cliente, mas como uma parceira que praticamente coproduz o Carnaval conosco", diz Gabriel David, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
Para o presidente, "O resultado comercial impacta as duas partes e, a cada negociação, encontramos um modelo em que esse benefício mútuo se torna real e sustentável".
A cobertura inclui reportagens sobre os preparativos ao longo do ano e mobiliza cerca de 1.200 profissionais durante mais de 42 horas de transmissão ao vivo. Em 2025, cerca de 81 milhões de pessoas foram alcançadas pela exibição nas plataformas da Globo, incluindo TV Globo, Multishow, Globoplay, gshow e G1.
Nas redes sociais, a emissora somou 687 milhões de visualizações de vídeos, crescimento de 41% em relação ao ano anterior.
De acordo com a Riotur, o Carnaval 2025 no Rio atraiu mais de 8 milhões de pessoas, incluindo cerca de 500 mil nos desfiles do Grupo Especial e da Série Ouro, 245 mil na Intendente Magalhães e 40 mil no Terreirão do Samba. Em São Paulo, segundo a prefeitura, a festa atraiu 16 milhões de foliões, movimentou R$ 3,4 bilhões e gerou 50 mil empregos diretos e indiretos.
(Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)