“Além de entregar uma boa audiência, é preciso trazer marcas fortes para o portfólio. Os conteúdos precisam ter relevância para o público infantil e gerar engajamento.” A expressão é da executiva Luciane Neno, gerente de marketing e plataformas digitais da unidade infantil da Globosat, que tem no seu portfólio de canais o Gloob, especializado em conteúdo para os baixinhos. As oportunidades de monetização não contemplam apenas a exibição de comerciais na grade, mas também patrocínios, licenciamento de produtos, organização de eventos e conceituação de projetos para atrair anunciantes.
“As restrições publicitárias do mercado infantil não nos impedem de criar oportunidades atraentes para os anunciantes como patrocínios, eventos em shoppings e até projetos especiais com entrega em todas as plataformas de atuação do canal, além da mídia avulsa. Trabalhamos alinhados com as regras do Conar e o nosso time comercial tem o desafio constante de inovar, respeitando as limitações desse mercado, o interesse das marcas e os valores do canal”, explica Luciane, acrescentando que “os principais segmentos de investimento no canal são os de brinquedos e acessórios, cultura, lazer e serviços ao consumidor.”
O objetivo é gerar conexões através de ações como o recente spin-off para a série D.P.A (Detetives do Prédio Azul), batizado de Vlog da Berê. “Somos reconhecidos pela nossa capacidade de desenvolver conteúdos de qualidade, de contar boas histórias que geram identificação e conexão com os nossos espectadores. Aí está nossa força de atração no mercado, na medida em que as marcas querem se associar a narrativas consistentes e a personagens fortes que dialoguem com os próprios valores. Temos equipes multidisciplinares capazes de traduzir as necessidades e estratégias dos anunciantes através de ofertas diversas, como projetos especiais, ativações e soluções que envolvem influenciadores (VIU HUB). Um bom briefing e objetivos claros garantem o melhor resultado para o anunciante e para o canal, o que independe do formato comercial.”
A agilidade que o Grupo Globo tem garante ao Gloob e às demais plataformas disponíveis, das TVs abertas e fechadas, passando por todas as mídias, soluções sob medida para o mercado anunciante. Além do VIU HUB, laboratórios são utilizados para o desenvolvimentos de projetos. No caso do Gloob, a concorrência no segmento é forte, mas Luciane acredita que há espaço para boas ideias. Os projetos são desenvolvidos pelo Lab da Globosat? Luciane responde: “Esse é um dos recursos disponíveis na empresa, um modelo que envolve o anunciante, especialistas e áreas diversas da empresa para encontrarem soluções de forma colaborativa. Todos os que passaram por esta experiência elogiaram muito a eficácia do modelo.”