Big tech analisou as maneiras que os consumidores interagem: streaming, scrolling, searching e shopping

A mudança no comportamento dos consumidores foi o tema central do Think with Google, realizado na manhã desta terça-feira (25), em São Paulo. A big tech analisou as maneiras que os consumidores interagem com as informações multimodal.

Presidente do Google Brasil, Fábio Coelho disse que se trata de um comportamento “previsivelmente imprevisível”. “Isso, sobretudo, depois da pandemia”, afirmou o executivo. “Além disso, a inteligência artificial tem acelerado esse ritmo”, completou.

No estudo, apresentado pelo próprio Fábio Coelho, foram definidas quatro ações dos consumidores — streaming, scrolling, searching e shopping.

A ação chamada de ‘streaming’ se intensificou à medida que os planos de dados móveis avançou no Brasil. Com isso, rolar a tela se transformou numa versão moderna do ato de olhar algo na vitrine.

Buscando inspiração, as pessoas estão consumindo conteúdo, muitas vezes sem a intenção imediata de comprar. Mas, em segundos, a partir do criativo certo, o posicionamento de produto adequado ou a recomendação de um determinado influenciador podem despertar interesse e levar à ação.

Formatos curtos e longos têm se alternado na preferência dos usuários. No YouTube, os formatos curtos de YouTube Shorts contam atualmente dois bilhões de pessoas ativas por mês no mundo, com mais de 70 bilhões de visualizações por dia.

Estudo do Google apresentou as quatro ações de 'novos consumidores' (Vinicius Novaes)

No Brasil, em uma pesquisa feita em parceria com o instituto de pesquisa Material, 73% dos entrevistados afirmaram que o YouTube Shorts tem vídeos mais adaptados aos seus interesses, em comparação com outras plataformas de vídeos curtos.

No tópico ‘searching’, foi constatada que a maneira como as pessoas pesquisam está mudando, sobretudo com o auxílio de inteligência artificial. Conforme os hábitos de busca se transformam, os consumidores passam a esperar respostas intuitivas e instantâneas, adaptadas às suas necessidades.

O Google disse que são feitas mais de 5 trilhões de pesquisas por ano. E com o uso da IA, o tipo de perguntas que as pessoas podem fazer também está crescendo. As Visões Gerais Criadas por IA (AI Over views) alcançam um bilhão de pessoas por mês no mundo todo, em mais de 100 países, proporcionando grande visibilidade para as marcas.

O ‘shopping’, enfim, revelou que as pessoas não compram apenas em um lugar; elas visitam muitos sites diferentes antes de decidir. Globalmente, os consumidores compram mais de um bilhão de vezes por dia na Pesquisa Google.

O mesmo vale para o YouTube: de acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos, os usuários online entrevistados afirmam que são 98% mais propensos a confiar nas recomendações de criadores no YouTube do que em outras mídias sociais/aplicativos (em média).