AlmapBBDO, EssenceMediacom, i-Cherry e Monks alcançaram o estágio mais desenvolvido do projeto de inteligência artificial
O Google apresentou os resultados do 'Google IA Assessment', que tem como objetivo medir o índice de maturidade digital das agências de publicidade sobre o uso de inteligência artificial no Brasil. AlmapBBDO, EssenceMediacom, i-Cherry e Monks são os destaques do balanço de final de ano do projeto.
Lançado em 2023 como 'Digital assessment', o modelo evoluiu para abranger os avanços da inteligência artificial e foi modificado para 'AI assessment'. A funcionalidade mapeia como as agências estão usando dados e ferramentas de IA disponíveis, além de como estão treinando e certificando seus colaboradores.
Vinte agências participaram do projeto e cada empresa foi analisada em relação aos pilares de adoção de inteligência artificial, que incluem 'fundação de dados' - como as empresas estão capturando dados primários e treinando a IA para alavancar objetivos de negócio -; como está 'ativando a IA'; e a 'maturidade das equipes' em relação à IA, considerando treinamento e certificação e foi categorizada como 'Nascente', 'Emergente', 'Conectada' e 'Multimomento'.
Ao longo de dez meses quatro agências atingiram o patamar de 'Multimomento': AlmapBBDO, EssenceMediacom, i-Cherry e Monks, alcançando o lugar mais alto do indíce. Também houve crescimento em relação às agências 'Conectadas' e, atualmente, nove agências ocupam essa posição. Já em 'Emergentes', cinco. Entre as 'Nascentes', duas.
"Percebemos que muitos clientes estavam numa maturidade um pouco mais baixa e isso abriu oportunidade para a gente, de ter essa conversa estruturada e também de gerar negócios. Acredito que, dentro das frentes que a agência mais cresceu durante este ano, foram nas frentes de dados e de estabelecimento de processos para que os clientes pudessem utilizar a inteligência artificial da melhor forma. Vejo que o framework nos ajudou não só aumentar a maturidade do nosso time e a maturidade do cliente, mas também a gerar negócios e benefícios de negócio para a agência", destaca Willie Taminato, CEO da EssenceMediacom Brasil.
"Esse tipo de programa nos ajuda bastante a pautar o que a gente vai desenvolver de serviços, como a gente vai estruturar nossas ofertas para os clientes, como a gente vai precificar esse tipo de ofertas. Vejo que, além de nos orgulhar, essa parceria com o Google nos ajuda a estruturar a agência e nos diferenciar em especial na parte de tech e projetos avançados", pontua Adriano Nadalin, CEO da i-Cherry.
"A gente acredita que a criatividade precisa ser pautada em dados, em assertividade e essa crença fez com que a gente tomasse a decisão de nos estruturarmos e montarmos uma área de martech dois anos atrás, que foi o grande pilar para que a gente tivesse essa aceleração, estruturando o time de dados, tendo hoje mais de cem pessoas. Um time que de lá para cá trabalha com o time do Google diariamente. E naturalmente a gente fez todo um desenvolvimento para o time de planejamento estratégico, o time de planejamento de mídia e para o time de criação também, porque a criação precisa entender que dados vai ser a parte inicial do processo", explica Rafaela Alves, CDMO da AlmapBBDO.
"É a segunda vez que a gente está fazendo algo sobre inteligência artificial com o Google e acredito que temos de ser uma ferramenta de organização e quem vai trazer as soluções são os parceiros. Infelizmente não tenho os recursos que o Google tem pra criar algo, então pra gente essa aproximação é muito importante, porque essa parceria possibilita a gente usar da melhor forma possível todos os recursos de inteligência artificial que o Google disponibiliza", afirma Fernando Ruocco, SVP de performance da Monks.
Para a continuação do programa em 2025, o Google já tem novas ferramentas em desenvolvimento. "É uma evolução constante e novidades de produtos sempre vão surgindo. Ainda não podemos falar, mas temos várias novidades que serão lançadas no programa do ano que vem e estamos contemplando dentro dessa estrutura", revela Aline Moda, head de desenvolvimento de agências do Google. A big tech pretende avançar cada vez mais em três frentes: ferramentas para mídia, ferramentas criativas e ferramentas de mensuração.
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