Departamento de Justiça dos Estados Unidos está acusando a bigtech de controlar 91% do mercado de servidores de anúncios

Ao longo das próximas semanas, o Google enfrentará o seu segundo julgamento em monopólio nos EUA, devido a um processo movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), em conjunto com os estados da Califórnia, Nova York, Colorado, Virgínia, Connecticut, Nova Jersey, Rhode Island e Tennessee.

Após ser acusada de monopolizar os serviços de busca, desta vez, a bigtech volta ao banco dos réus para ser investigada por manter domínio no mercado de venda e compra de anúncios online.

Segundo a Reuters, o DOJ alega que o Google controla 91% do mercado de servidores de anúncios, onde os editores oferecem espaço para anúncios, mais de 85% do mercado de redes de anúncios, que os anunciantes usam para colocar anúncios, e mais da metade do mercado de trocas de anúncios.

O caso também vai destacar a relação entre o monopólio da publicidade digital de empresa com o declínio das redações. De acordo com um estudo da Northwestern University, um terço dos jornais nos EUA foram fechados ou vendidos desde 2005.

Em resposta, o Google nega as acusações, alegando que há uma forte concorrência entre a plataforma e os streamings, redes sociais e aplicativos.