Será uma vitrine para mostrar o potencial de São Paulo para o mundo

A 39ª edição do festival South by Southwest (SXSW), que será realizada entre os dias 7 e 15 de março de 2025, na cidade de Austin, capital no Texas (EUA), abre novamente as portas para a Casa São Paulo, renomeada para SP House, espaço para debates e shows montado pela primeira vez em 2024 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e da InvestSP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a ONG Gerando Falcões.

Com design inspirado na cultura urbana e no grafite, o espaço - que passou de mil metros quadrados para 1,2 mil metros quadrados -, deve ultrapassar a marca de dez mil visitantes registrados em 2024. A fachada será pintada por um artista paulista, ainda não revelado. Em 2024, quem assinou a obra foi o muralista Eduardo Kobra.

Segundo o Governo, é posicionar São Paulo como centro global de inovação e economia criativa, e atrair investimentos. Para Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, a iniciativa "será uma vitrine para mostrar o potencial de São Paulo para o mundo”, confirma.

Dez mil pessoas visitaram a Casa São Paulo em 2024 (Divulgação)

Tecnologia e inovação; impacto social; economia criativa, jogos e audiovisual; e artes e festivais são os temas da agenda, com destaque para sustentabilidade e negócios, que permeiam todas as atividades, com palestras, workshops e ações de networking. A estrutura ainda tem estúdio para transmissões via streaming.

“A SP House vai mostrar ao mundo o que São Paulo pode oferecer, como um ecossistema de inovação, centros de pesquisa e universidades de ponta, uma diversidade cultural única e um mercado consumidor de 45 milhões de pessoas, além de um ambiente favorável para novos investimentos”, frisa Rui Gomes, presidente da InvestSP.

O espaço contará com a presença da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento. Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp estão entre os patrocinadores.

Casa São Paulo terá 1,2 mil metros quadrados neste ano para debates e shows (Divulgação)

Programação 2025

8 de março
Masterclass ministrada pelo presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, sobre como as economias do futuro se moldarão a partir de habilidades essencialmente humanas, apoiadas pela inteligências artificial e tecnologias.

9 de março
Apresentação dos resultados do projeto 'Clipe da Quebrada', iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e apadrinhado pelo produtor KondZilla. Serão apresentados alguns dos clipes produzidos e o potencial da produção musical na periferia. Também no dia 9, será ministrado painel sobre o futuro dos festivais de inovação e criatividade, com a participação de representantes do SXSW Sydney, SXSW London e SP2B.

10 de março
O diretor de assuntos regulatórios e governamentais da Toyota, Rafael Ceconello; a arquiteta multimídia e criadora de cidades do futuro no MIT Media Lab, Gabriela Bila; o empreendedor social, ativista climático e fundador da plataforma Ayika, Marcelo Rocha; e o head de corporates no Cubo Itaú, Filipe Guimarães, debatem sobre soluções para acelerar a retirada de carbono da atmosfera.

11 de março
Palestra sobre o futuro da criatividade, tecnologia e local de trabalho com a especialista em trabalho Amy Gallo; o futurista Ian Beacraft; e o arquiteto de inovação e futurista Neil Redding. O painel será mediado pela palestrante e mentora do SXSW, Simone Kliass.

CreativeSP
O programa CreativeSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, levará dez empresas para o SXSW pelo quarto ano seguido. Será disponibilizado um reembolso de até US$ 3 mil para custear até 50% dos gastos com a viagem, além da promoção de networking e consultorias especializadas.

Em 2024, o projeto levou 103 empresas para o Festival de Cinema de Cannes, a Gamescom e a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), além do SXSW. Com 6,4 mil empregos gerados, os negócios alcançaram a cifra de R$ 725 milhões. Para 2025, já estão confirmadas participações na Games Developers Conference (EUA) e no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha).