Iniciativa ocorre por meio do CreativeSP, programa que já fomentou R$ 725 milhões em negócios

Black Madre, Galileo Branding, KeLe, Labof, Magma, OIO, On the Nose, Trope, Untitled e Zest One foram as empresas selecionadas pelo Governo de São Paulo para participar do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, realizado na França entre os dias 16 e 20 de junho. Neste ano, o Brasil receberá o título inédito de Creative Country of the Year.

Com o objetivo de incentivar a geração de negócios e atrair investimentos para a indústria cultural, a iniciativa ocorre por meio do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“A participação de empresas paulistas no Cannes Lions reforça o posicionamento de São Paulo como um polo estratégico da economia criativa global. O CreativeSP tem justamente esse papel: criar oportunidades reais de internacionalização, fortalecer a presença do Estado nos grandes mercados e impulsionar negócios que combinam criatividade, inovação e competitividade”, declara em nota Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Promove ainda eventos para networking e ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

As nove missões realizadas no ano passado levaram 103 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura. Já foram gerados cerca de R$ 725 milhões em negócios e 6,4 mil empregos.

Fachada da SP House em Austin (EUA), durante o South by Southwest (SXSW) 2025 (Divulgação)

Em 2025, o CreativeSP já esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha) e Festival de Cinema de Cannes (França), além do South by Southwest e Games Developers Conference-GDC, ambos dos Estados Unidos. No segundo semestre, a agenda contempla o Festival Fringe de Edimburgo (Escócia), Tokyo Game Show (Japão), Womex (Finlândia), Ventana Sur (Argentina), e a Feira do Livro de Frankfurt e a Gamescom, ambas na Alemanha.

“São Paulo tem uma economia diversificada, com indústrias de ponta, agronegócio, turismo forte e um protagonismo dos pequenos negócios, o que tem impacto direto na indústria criativa. Mostrar isso ao mundo será fundamental para atrair investimento estrangeiro e gerar emprego e renda”, comenta Rui Gomes, presidente da InvestSP.

O Brasil no Cannes Lions 2024
A publicidade mundial inscreveu 26.753 peças no Cannes Lions em 2024, ante os 26.992 cases submetidos em 2023. Do Brasil, foram 2.066 campanhas. Os 92 Leões conquistados repetiram o volume registrado no ano anterior. O país ganhou dois GPs, 14 Ouros, 31 Pratas e 45 Bronzes. Praticamente empatadas, DM9 e AlmapBBDO lideraram o ranking nacional, com 112 e 111 pontos, respectivamente. Levaram também o mesmo número de prêmios. Foram 16 troféus para cada uma. O top 5 fechou com GUT, VML e Africa Creative.

Após dez anos, o Brasil retomou a vice-liderança do ranking global ‘Lions Creativity Report 2024’, atrás apenas dos Estados Unidos. Ocupou o terceiro lugar entre os anos de 2018 e 2023. O aporte em publicidade do segundo país mais criativo do mundo deve saltar de R$ 85,7 bilhões em 2024 para R$ 92,5 bilhões em 2025, alta de 7,9%, de acordo com a consultoria de pesquisa Warc, do grupo Ascential, que realiza o Cannes Lions.

O Brasil  inscreveu mais de 56 mil peças e ganhou 1.911 desde 1971.

Crédito da foto no topo: Alê Oliveira