Intitulada como "Não dê passagem ao racismo", a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população

O Governo do Rio de Janeiro se uniu ao Parque Bondinho Pão de Açúcar para promover ações de de conscientização de combate ao racismo em locais de alta circulação de pessoas no estado.

Nesta segunda-feira (27), a campanha "Não dê passagem ao racismo" ocorreu no ponto de embarque do teleférico, com a presença de militantes do movimento de mulheres pretas.

As atividades foram direcionadas aos visitantes e turistas. Além disso, a iniciativa também instalou um banner com o tema da campanha no local com o objetivo de mostrar ao público que o estado do Rio de Janeiro não tolera o racismo e está atento aos casos para atender possíveis vítimas, além de atuar na divulgação de canais de atendimento e acolhimento.

"A Secretaria possui o Disque Cidadania e Direitos Humanos 0800 023 4567 e também a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, com atendimento multidisciplinar, jurídico e psicossocial para acolhimento e denúncia de casos de racismo. O Governo do Estado está trabalhando nesta campanha de conscientização para que a vítima se sinta acolhida, e para que toda a sociedade entenda a importância de se combater práticas racistas que seguem enraizadas no dia a dia", destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que, entre agosto e setembro deste ano, 245 indivíduos foram vítimas de discriminação racial no estado do Rio de Janeiro. A média é de quatro novos casos de racismo a cada 24 horas.

"No Parque Bondinho Pão de Açúcar todas as pessoas são muito bem-vindas, bem tratadas e respeitadas. Estamos sempre em busca de melhorias, para fazer com que todos se sintam, cada vez mais, acolhidos e felizes em seu passeio. O esforço para encantar não está somente na atração em si, mas em toda a infraestrutura, no atendimento, na entrada, nos restaurantes, e em todos os cantinhos de um dos principais cartões-postais da Cidade Maravilhosa. Nossos colaboradores estão sempre prontos para auxiliar, a qualquer momento, todos os cariocas e turistas que visitam o Parque Bondinho", completou Fernanda Odete Pereira, Líder de diversidade e inclusão do Parque Bondinho.