Claus Vieira, novo CEO do Grupo NZN: "Mobile é o futuro"

Nono maior veículo de mídia da internet no Brasil e dono de sites verticais como Baixaki, Tecmundo, Click Jogos, Tudo Gostoso e Mega Curioso, o Grupo NZN terá um novo presidente a partir de agora. Claus Vieira, ex-CEO de empresas como UOL e Catho assume com a ideia de transformar a companhia em um forte publisher nas plataformas mobile.

Em entrevista exclusiva ao propmark, o executivo acredita que tablets e smartphones estão reinventando o consumo de internet e que este é o caminho para crescer. “Acompanhei o desafio da transição da mídia offline para o mundo online e observo um ciclo parecido atualmente. A migração para o mobile é tão desafiadora quanto o processo de mudar da mídia tradicional para o digital, algo que ainda nem está consolidado, principalmente quando falamos em transferência de receitas”, diz Vieira. “O objetivo agora é realizar a transição do desktop para o mobile para estarmos conectados em diferentes dimensões. O mobile é o futuro”, complementa.

De acordo com o novo CEO do Grupo NZN, que possui uma audiência estimada em 32 milhões de leitores únicos em 14 sites especializados, o objetivo de sua administração será impulsionar a presença da empresa no mobile e também em vídeos. Veira revela que pretende aumentar o portfólio da empresa com novos sites especializados em humor e games, segmentos que têm características convergentes com o crescimento do hábito de assistir vídeos pela internet. “A vertical de humor é uma que a gente planeja investir. Buscamos segmentos que funcionam melhor no mundo mobile e o humor tem essa característica de atrair para vídeos curtos, assim como games, onde já estamos bem posicionados com o Click Jogos”, comenta Vieira.

Com o suporte do fundo de investimento norte-americano H.I.G Capital, que detém 75% do controle do NZN, o CEO diz que a meta é dobrar o faturamento da companhia entre três e cinco anos. Para isso, a estratégia é aumentar as vendas diretas de espaços publicitários e estruturar cada vez mais o departamento de mídia programática para atuar bem próximo de anunciantes, agências e DSPs (Demand Side Platform). “Com a solidez do nosso principal acionista, podemos ser um potencial consolidador dessa indústria”, declara.

Vieira assume a posição de CEO do grupo no lugar de Gui Barthel, fundador da companhia nascida em 2000. Após 15 anos à frente da empresa, Barthel, que continua como sócio, declara que deixa o comando para seguir em frente e encarar novos desafios. “Sempre tive o desejo de realizar grandes feitos e a NZN me ensinou que é possível chegar lá com muito trabalho. Sigo em busca de um sonho maior, pois a terra das oportunidades é bem aqui no Brasil – basta olhar para frente e seguir sem medo”, escreveu em sua conta no Linkedin.

Gui Barthel: "Se levarmos em conta as empresas nacionais, a NZN está atrás somente de UOL, Globo e Record, um feito do qual tenho orgulho imenso"