Segundo levantamento da eMarketer, o investimento brasileiro em retail media deve chegar a US$ 2,07 bilhões até 2028

O IAB Brasil lançará nesta segunda-feira (24) o 'Guia de Retail Media para Varejistas', cujo conteúdo abrangerá desde a construção da área de retail media até estratégias para maximizar resultados, destacando a importância da organização de dados próprios e da colaboração com anunciantes.

O material detalha diferentes tipos de programas, como anúncios dentro de lojas virtuais, em pontos físicos e até em sites parceiros. Também apresenta modelos de negócio, desde aqueles em que o varejista gerencia tudo internamente até os que utilizam plataformas de terceiros.

Além disso, o guia traz insights sobre estruturação financeira e rentabilidade, ilustrando cada abordagem com cases de marcas como Coca-Cola e Heineken, que mostram como diferentes formatos podem ser aplicados ao longo da jornada do consumidor.

Segundo a eMarketer, o investimento global em retail media deve chegar a quase US$ 100 bilhões até 2028, com um crescimento anual composto de 17,2%. No Brasil, a projeção também é positiva, com estimativas de investimentos de US$ 2,07 bilhões no mesmo período.