CEO da Lider comenta reposicionamento da empresa e destaca movimento pela valorização da brasilidade e sustentabilidade
Marca de mobiliário de alto padrão, com 80 anos de história e origem mineira, a Lider busca se consolidar no mercado com um reposicionamento que valoriza o design autoral e uma nova identidade visual.
O CEO da empresa, Aurelio Nogueira, lidera a companhia fundada por sua família e preserva “o propósito de oferecer um design com alma brasileira, pautado pelo conforto e bem-estar”.
A comunicação da marca adota uma linguagem real, sensorial e inspiradora. Segundo o executivo, existe um movimento pela valorização da brasilidade e sustentabilidade, “fatores cada vez mais presentes nas decisões de compra”, destaca Nogueira. Ele também afirma que a Lider tem o maior Instagram do setor.
Veja a entrevista a seguir:
Cuidado Artesanal
A Lider se destaca no mercado como uma das únicas empresas do setor a oferecer soluções completas em peças soltas e espaços planejados, com alta qualidade e sofisticação. As coleções lançadas anualmente são assinadas por designers de renome, que imprimem identidade e autenticidade às peças. Aliada a isso está a força do nosso processo produtivo, que preserva o cuidado artesanal, marca registrada da empresa desde a sua fundação. A marca nasceu como uma pequena marcenaria e hoje está presente em todo o Brasil, com 20 lojas próprias, mais de 130 revendas, 1.200 colaboradores e um parque fabril de 120 mil m². Ao longo dessas oito décadas, a empresa se reinventou continuamente, mantendo o propósito de oferecer um design com alma brasileira, pautado pelo conforto e bem-estar.
Novo Ciclo
A nova identidade visual (criada pela Hardy Design) expressa sofisticação, autenticidade, inovação e maturidade, mantendo a essência da marca. Ela simboliza um novo ciclo de crescimento e revitalização, consolidando a marca como referência nacional em mobiliário de alto padrão. Para celebrar os 80 anos de história da Lider, lançamos como peça central da campanha comemorativa um vídeo institucional narrado pela premiada atriz Patrícia Pillar. O filme traz uma abordagem sensível e inspiradora sobre a trajetória da marca e sua relação com o lar brasileiro, destacando a sinergia entre marcenaria artesanal, tecnologia e design autoral. Abordamos os três pilares presentes na comunicação da marca hoje: pessoas, produto e natureza. O vídeo foi produzido por um time de peso, que inclui nomes como Luiza Ananias, Alexandre Rousset, Folha Conteúdo Criativo e Hardy Design. A campanha está presente em múltiplos canais, como YouTube, Instagram, Pinterest, LinkedIn e painéis em LED.
Redes Sociais
Há um núcleo interno de marketing responsável pela gestão das redes sociais e mídias em geral. Temos um time 100% dedicado ao digital e uma forte presença nas redes sociais, com o maior Instagram (número de seguidores e produção de conteúdo) do setor de mobiliário solto e planejado do país. Temos quatro contas no Instagram, que conversam com os nossos diversos públicos, cada uma com o seu objetivo e conteúdo próprio. Estamos presentes em diversas outras redes, como YouTube, Pinterest, TikTok, LinkedIn e Spotify. A marca também investe em OOH, rádio e mídia impressa.
In-house
A Lider possui um núcleo interno de marketing composto por 13 pessoas, responsável pela gestão das redes sociais, campanhas digitais, ativações de marca e comunicação com o público interno e externo. É uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais especializados em branding, conteúdo, performance, relacionamento e design, atuando de forma muito integrada às áreas comercial e de produto. Além disso, temos parceiros externos, como a agência Hardy Design.
Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 17 de novembro.