Com campanhas que vão de filmes a collabs gastronômicas, data se consolida no calendário do varejo e movimenta diversos setores do consumo

Abóboras iluminadas, doces temáticos e monstros de todos os tipos já tomam conta do consumo — e das campanhas. No Brasil, o Halloween deixou de ser apenas uma tradição importada e passou a movimentar o varejo nacional.

“É impressionante como a festa se firmou no calendário brasileiro. Observamos um crescimento médio próximo de 30% ao ano, impulsionado por consumidores cada vez mais engajados”, afirma Eduardo Cincin, presidente da ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa).

A seguir, confira o panorama das campanhas que movimentam o mês das bruxas:

Entretenimento: cinemas e streamings mergulham no clima de terror

A temporada de Halloween dominou as telonas e telinhas. Nos cinemas, a Cinesystem transformou outubro em um mês de promoções temáticas. Todas as sextas viraram 'Sexta-Feira 13', com ingressos a R$ 13, enquanto as terças oferecem meia-entrada a R$ 15 na 'Terça + Terror'. Já a 'Quinta do Beijo do Vampiro' concede par de ingressos e combo duplo por R$ 66,60 para quem reproduzir o beijo na bilheteria.

Nas plataformas de streaming, o gênero ganha curadorias e estreias exclusivas. A HBO Max apresenta a série ‘IT: Bem-Vindos a Derry’, que estreia em 26 de outubro, e ativa a coleção ‘Encare Seus Demônios’, com produções como The Last of Us, O Exorcismo de Emily Rose e Annabelle.

O Telecine, no Globoplay, promove a cinelist ‘Filmes que dão medo’ e maratonas com títulos como Jogos Mortais, Carrie, A Estranha e O Exorcista.

Já a Pluto TV lança a campanha ‘Plutoween’, com mais de 100 canais dedicados ao terror e 1.200 horas de novos conteúdos até 2025. “Com a Plutoween, selecionamos a maior e mais diversificada oferta de terror no espaço Fast”, diz Katrina Kowalski, VP sênior de estratégia de conteúdo da Pluto TV.

Alimentos e bebidas: collabs e experiências

As marcas de foodservice e alimentos também exploram o Halloween com ações presenciais e digitais. O McDonald’s, em parceria com a Fanta, transformou o Méqui 1000 (SP) em uma Fábrica Assombrada, com decoração especial e copos exclusivos. A ação integra a campanha internacional da Fanta, que ainda levou a Caravana Assombrada a 15 cidades brasileiras.

Caravana Assombrada da Fanta | Imagem: Divulgação

Já a Swift apresenta a campanha 'Sem Pesadelos no Halloween', criada pela Lew’Lara\TBWA, que transforma o medo da geladeira vazia em mote criativo. O filme principal recria o clima típico de produções de terror, ambientado em uma cozinha escura.

No segmento de confeitos, a Docile prevê crescimento de 20% nas vendas e lança linha temática com oito SKUs, incluindo Vassoura de Bruxa, Dentes de Vampiro e Mini Amoras.

A Bauducco, em parceria com a Fini, apresenta a campanha ‘Assustador de Bom’, assinada pela Ampfy, com filmes para o TikTok inspirados em produções de terror.

@bauducco

Um lançamento assustador de bom: Bauducco Chocottone®️ Fini Dentaduras. Muito recheio para divertir as mentes mais travessas.

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Já a Kopenhagen relança um clássico em edição limitada: a Nhá Benta Wandinha, inspirada na personagem da Netflix. “Ao conectá-la à Wandinha, criamos um encontro perfeito entre nostalgia e novidade”, comenta Pedro Velardo, CMO da marca.

Nhá Benta Wandinha de Kopenhagen | Imagem: Divulgação

A Hellmann’s uniu-se à autora Jennifer L. Armentrout para lançar o livro ‘À Prova de Cravens’, impresso com tinta infundida em alho — referência ao Hellmann’s Garlic Aioli. Para Carolina Riotto, CMO da Unilever Alimentos, “a ação é um case social first, que conecta sabor, cultura e storytelling”.

Livro ‘À Prova de Cravens’ de Hellmann’s | Imagem: Divulgação

Entre as ações no foodservice, o Burger King se uniu à Serasa para transformar o "terror da vida adulta" em experiência de marca. A campanha ‘Boleto Thru’ troca boletos por um Cheddar Duplo em drive-thrus da rede no dia 31 de outubro.

Beleza e moda: criatividade e redes sociais

As marcas de beleza e moda apostam em estética e interatividade para dialogar com o público. A Avon lançou a ação ‘Lindas de Morrer’ (VML Brasil), com filtros no TikTok que transformam selfies em pôsteres de terror com maquiagem da marca. “Transformamos a paixão por beleza e o espírito do Halloween em uma experiência divertida”, diz Clauber Volinsky, diretor de criação da VML Brasil.

Campanha 'Lindas de Morrer' de Avon | Imagem: Divulgação

A Natura, em parceria com a Africa Creative, lançou um filme dirigido por Camila Pudim com Mirella Qualha, Tatá Estaniecki e Alane, além de um desafio no TikTok que convida o público a criar suas próprias maquiagens inspiradas em Coven e Clã Natura. “Trabalhar com criadores que compartilham nossos valores é uma forma de inovar não só nos produtos, mas também na forma de inspirar”, afirma Débora Gentil, head de marketing da Natura.

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Na moda, a Hering Kids apresentou uma coleção cápsula com camisetas, conjuntos de esqueleto e monstro e a clássica capa preta. “A cápsula celebra o espírito lúdico da infância”, diz Marcela Castellano, head de marketing da marca.

Coleção de Halloween da Hering | Imagem: Divulgação

Com o Halloween consolidado no varejo e nas redes, o mercado aposta em formatos que unem experiência, conteúdo e consumo, confirmando que o mês mais sombrio do ano também é um dos mais criativos para as marcas.

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