A expansão busca acelerar a agenda de circularidade do Grupo Heineken com foco em condomínios, bares, restaurantes e varejo

Com o objetivo de acelerar a agenda de circularidade de companhia e também trabalhar com a conscientização dos consumidores, a Heineken, através da plataforma de cultura e sustentabilidade Green Your City, lança oficialmente uma nova etapa do Programa Volte Sempre.

A iniciativa em parceria com a Owens Illinois, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro e o Grupo Seiva busca cumprir um dos principais desafios da indústria cervejeira e vai agir para atenuar esse cenário com o uso de máquinas de coleta e trituração do material.

“Implementar o Volte Sempre em escala nacional é um grande passo para a Heineken®. Com o programa, vamos aproximar o consumidor da reciclagem de vidro, criando mais uma maneira de entender, enxergar e praticar a circularidade onde ele é um dos protagonistas. Tornar a nossa cadeia produtiva ainda mais sustentável faz parte da missão da marca de contribuir para cidades mais verdes”, conta Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken® no Brasil.

A ação conta com duas etapas, a primeira, funciona em Belo Horizonte desde 2018 e agora será expandida para as seguintes capitais: Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Ao todo, serão instaladas 125 máquinas 4R Glass, fabricadas pela startup Grupo Seiva, em redes de supermercados e condomínios residenciais dessas cidades. Para o consumidor participar do programa basta se dirigir aos equipamentos, se identificar por meio do número de celular e inserir uma garrafa por vez.

As máquinas também contam com o sistema de cashback. Caso deseje, o consumidor (maior de 18 anos) poderá baixar o app Ponto Caco, disponível para Android e iOS, e será bonificado com uma unidade de Ponto Caco a cada embalagem de vidro depositada nas máquinas. Cada Ponto equivale a R$0,10 de desconto na compra de produtos do Grupo HEINEKEN adquiridos nos supermercados parceiros.

"Juntamente com o Grupo HEINEKEN e a Owens Illinois, pretendemos revolucionar a reciclagem de vidro no Brasil, transformando-a não somente em uma referência, como também em uma potência operacional. Digo isso, pois o projeto visa resolver uma considerável parcela dos problemas relativos ao descarte incorreto de embalagens de vidro, cujos benefícios abarcam desde os donos de bares e restaurantes, constantemente penalizados devido à complexidade e altos custos da gestão do resíduo, até os fabricantes que enfrentam a falta de vidro no mercado nacional, e o principal, fixar nosso compromisso em transformar o mundo em um lugar mais sustentável, fomentando a reciclagem de vidro e a economia circular do Brasil", completa Daniel Nascimento, CEO do Grupo Seiva.