Em entrevista ao propmark, o chef de cozinha, empresário e cantor conta como iniciou sua relação com a cozinha e como lida com as marcas

"Rock 'n' Roll, motos, tatuagem e panelas". Essas são as palavras que traduzem a essência de Henrique Fogaça.

Ocupando o lugar de um dos chefs de cozinha mais conhecidos do Brasil, o também empresário e cantor de 49 anos conquistou o coração do público em 2014, quando foi anunciado como um dos principais jurados do reality show gastronômico, MasterChef.

Apesar de ser conhecido por sua postura firme, o humor ácido e o estilo clássico de um verdadeiro rock star, Henrique também possui um lado B, de um pai apaixonado pelos filhos e que valoriza, acima de tudo, os momentos em família.

Essa dualidade fez com que o chef chamasse a atenção não só do público, que faz filas para experimentarem os cardápios dos restaurantes assinados por ele, mas também das marcas como Evoke, Triumph, Pão de Açúcar, Doritos e Popeyes.

Em entrevista ao propmark, Henrique Fogaça conta sobre o seu início na gastronomia, a sua entrada no MasterChef e como funciona o seu relacionamento com as marcas. Leia a entrevista na íntegra:

Como começou a sua história com a gastronomia?

O interesse pela gastronomia surgiu quando cursava o curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior em São Paulo, na época sai de Ribeirão Preto para morar na capital e estava cansado de comer comida congelada, e foi na necessidade de cozinhar, pegando receita da minha avó e experimentando tudo na cozinha que me entreguei à gastronomia e não parei mais. Confesso que foi a receita de bife empanado da minha avó que despertou meu lado cozinheiro.

Falando em Masterchef Brasil, como foi esse convite e quais eram as suas expectativas com o programa?

Recebi o convite para participar do Masterchef em 2014 e confesso que entrei nessa experiência com curiosidade, era um formato ainda inédito no Brasil, então fui querendo descobrir como seria e quais seriam os resultados. Estava disposto a me dedicar completamente e fazer o meu melhor. Ao longo desses nove anos de programa, tive a oportunidade de contribuir para a democratização da alta gastronomia e ajudar a descobrir novos talentos. Sinto-me imensamente feliz em fazer parte dessa jornada.

Antes do reality, você tinha algum relacionamento com as marcas ou esse movimento começou após a estreia do primeiro programa?

Tinha, mas pouco e o programa me deu muita visibilidade e fez com que se tornasse algo muito maior e que muitas marcas me procurassem para fazer parcerias. Desde sempre tive ligações muito positivas com as marcas porque sempre busquei me associar a empresas que fizessem sentido com o que eu acredito, e sempre contribuindo, dando meu olhar, acredito que isso despertou ainda mais interesse de outras marcas. Hoje, nas minhas contribuições com as marcas, vou além, como na coleção da Evoke, que tem muito do meu estilo de vida, na parceria que tenho com a Triumph onde atuo como embaixador, por exemplo, dividimos nossas experiências e construímos coisas incríveis ao longo dos anos, estivemos recentemente na Europa, por exemplo, promovendo uma trip única e especial, e assim acontece com todas as demais parcerias publicitárias e comerciais.

Como foi se tornar essa figura nacional e internacionalmente conhecida?

Acredito que esse reconhecimento seja  uma consequência do amor que coloquei em meu trabalho. A paixão pela culinária e pela música guiaram minha trajetória profissional até esse ponto. É muito gratificante essa visibilidade e por poder perceber que meu trabalho está fazendo diferença na vida das pessoas. Além disso, ter essa visibilidade me permite utilizar minha voz para abordar temas importantes e relevantes para a sociedade como um todo.

Qual é a sua relação com as marcas atualmente? O que você leva em consideração na hora de fechar um acordo com uma marca ou empresa?

Para fechar parceria com uma marca, precisa ser algo que eu realmente acredito e que faz parte do meu dia a dia. E não levando em conta apenas o lado financeiro. As marcas que eu faço parceria atualmente transmitem também o meu estilo de vida, então, filtrar ao máximo as marcas que eu quero associar a minha imagem. Também procuro contribuir com as criações, dando meu olhar, isso é importante no momento de fechar uma parceria, agora, por exemplo, tenho estudado um projeto para o mercado infantil, que é algo que acaba fazendo parte da minha vida por conta dos meus três filhos, e descobrimos um público infantil que me acompanha e gosta do meu trabalho, e isso tem sido muito bacana.

Qual é o seu envolvimento com as publicidades que faz? Você participa de toda a discussão e montagem?

Sim, eu gosto de participar ao máximo do processo criativo e entender qual a mensagem que vamos passar, gosto de trazer meu olhar, sempre. Porque quanto mais você conhece a marca e o produto mais real é a mensagem que irá passar para o público e acredito que isso faz toda a diferença.

Você é um dos principais chefs do país, empresário, apresentador, cantor e, de certa forma, influenciador. Como você divide o seu tempo para dar conta dos seus trabalhos?

Eu tento ser o mais organizado possível para conseguir dar conta de tudo, e além disso, tenho uma equipe que me ajuda a organizar a minha agenda para que eu possa fazer cada coisa em um momento, não acumular e poder destinar meu tempo as coisas que quero fazer, e além disso, separar um tempo para minha família.

Entre todas as campanhas que você já fez, qual foi a que mais te marcou e por que?

É difícil citar uma marca só, porque acabo criando uma relação muito próxima e especial com cada uma das marcas, pois, sempre me envolvo bastante. Acabo criando um apego além só do espaço publicitário, porque sempre faço parceria com marcas que realmente uso e fazem parte da minha vida.

Qual é a melhor definição da marca Henrique Fogaça?

A melhor definição da marca Henrique Fogaça é um lifestyle de quem faz o que acredita! De quem corre atrás, está sempre em busca de novas possibilidades, curte muito rock and roll, comida boa e aventuras.