A peça tem cocriação de Tony Gabriel e Felipe Paiz, cofundador da Afirme, e o lucro será revertido para causas da população LGBTQIA+
A Herself lançou a primeira sunga absorvente para o público transgênero.
A peça foi idealizada e desenvolvida pela startup e tem cocriação de Tony Gabriel, pessoa trans responsável por participar do começo do projeto, e do Empreendedor de Impacto Social Felipe Paiz, cofundador da empresa Afirme.
A ideia do produto surgiu por meio de pesquisa e troca de informação com homens trans que menstruam, a Herself concluiu que a maioria deles ainda não toma hormônios e lida com a menstruação todo mês.
“A menstruação ainda é um tema sensível em inúmeras realidades e isso inclui pessoas trans e não binárias. Buscamos entender essa dor por meio da cocriação, que é um método que está no DNA dos desenvolvimentos de todos os nossos produtos. Foi assim que percebemos que havia como oferecer uma solução para permitir o uso na água. Foi a oportunidade de colocar nossa tecnologia a serviço de mais pessoas que menstruam”, afirmou Raíssa Assmann Kist, CEO e cofundadora da Herself.
No total, o Brasil conta com 4 milhões de pessoas transgêneras ou não binárias, segundo pesquisa feita pela Unesp em 2020 e, além de todo o processo psicológico e preconceito que esse público sofre, esse público ainda precisa lidar com a questão da menstruação mensal, que muitas vezes traz gatilhos do passado.
Para Tony Gabriel, pessoa trans que participou da cocriação da peça, o público trans carece de cuidados com a saúde e de produtos que supram a sua necessidade.
“Participar do desenvolvimento da sunga foi um momento de muito acolhimento e autoconhecimento. Tive muitas trocas com a Herself para expor as nossas necessidades, pois mesmo quem passa pela transição, ainda pode menstruar muito ou pouco, dependendo de cada tratamento. Considero essa parceria como um encontro de propósitos. Fiquei muito honrado por poder colaborar com a criação da peça e trazer inovações para a causa trans”, afirmou Gabriel.
Já para Felipe Paiz, cofundador da Afirme, o momento é de realização por entregar um produto tecnológico que vai garantir o conforto e qualidade de vida para uma parcela de pessoas que é tão invisibilizada e muitas vezes esquecida.
“Sempre tivemos pessoas trans na linha de frente da luta LGBTQIAP+ e é responsabilidade de todos nós pensar em soluções que facilitem, um pouco que seja, o cotidiano e o dia a dia dessas pessoas. É emergente que pessoas trans possam ocupar todos os lugares e quando a gente lança no mercado uma sunga menstrual, é pra garantir esse direito”, completou o empreendedor.
A peça será vendida na plataforma da Afirme, a partir do dia 16 de setembro, pelo valor de R$165. O lucro das peças será revertido para causas da população LGBTQIA + e, segundo a Herself, o produto tem uma durabilidade de, no mínimo, três anos, seguindo as dicas de cuidados como lavagem à mão e sabão neutro.