Presidente e diretora de marketing da marca contam detalhes do reposicionamento

Com 24 anos de existência, o Hopi Hari se consolidou como um dos maiores parques de diversão da América Latina. Com o objetivo de continuar transmitindo alegria, o parque anunciou um rebranding, apresentado uma nova identidade visual.

Em entrevista ao propmark, Alexandre Rodrigues, presidente do Hopi Hari e Mariana Mello, diretora de marketing do parque, contam detalhes sobre os próximos passos da marca.

A motivação

Mariana explica que a atualização foi pensada para que dialoguem com três camadas consideradas estruturantes para a gestão da marca: contexto cultura, estratégia da marca e linguagem tecnológica.

A profissional explica:

Contexto cultural: compreende as mudanças de tempo e espaço na sociedade, no caso do Hopi Hari, os desafios geracionais e o entendimento da marca como um lugar (um país), nortearam essa análise;

Estratégia da marca: reposiciona os objetivos do negócio em seu novo contexto cultural (camada anterior). Entre eles, por exemplo, entende o conceito e público “todas as famílias” como um componente essencial em seu ecossistema;

Linguagem tecnológica: alinha e torna concreta e relevante os aspectos intangíveis do contexto cultural e da estratégia da marca, através do desenvolvimento de elementos sensoriais, que articulam a identidade em seus âmbitos visual, verbal, sonoro, tátil, gustativo e olfativo.

As mudanças

"A bandeira, apontada como principal ativo visual da marca e síntese do conceito de país, passou por ajustes que convergem em boas práticas de design responsivo e presença digital, como a sintetização das cores, exclusão e refinamento de elementos (borda da bandeira e símbolo). Preservou-se o seu formato singular e a cor azul foi mais valorizada, alinhada à percepção e ao conceito de 'confiança'", descreveu a executiva.

Já o logotipo ganhou um novo desenho. Segundo Mariana, antes ele contava com uma versão da fonte Futura e hoje conta com uma forma proprietária que combina o lúdico (alegria e diversão) nas formas das letras H e A, com a força fonética do nome "HOOOpi HAAAAri", potencializando a expressão verbal e sonora, o idioma hopês e o resgate do storytelling da marca. O tagline segue sendo “o país mais divertido do mundo” e continua presente como expressão do posicionamento, hoje alinhado e sistematizado aos atributos da marca.

"Todos os elementos visuais estão alinhados à Bússola da Marca, refletindo, em diferentes nuances, o propósito 'Alegria de ser' e os principais atributos como confiança, ética, emoção e destino", completou a diretora de marketing.

Foto: Divulgação

“Desde meados de 2019 o processo de reabranding vem acontecendo com a mudança de cultura e reforço dos valores que compõe os pilares da marca. Essa mudança estratégica impacta na experiencia do visitante”, completou Rodrigues.

Comunicação

O presidente complementou dizendo que a marca está sendo amplamente divulgada no mês de aniversário do parque através de suas redes sociais, canais de distribuição, influenciadores e imprensa.

“Tivemos o cuidado, ao longo dos últimos 12 meses, de fazer a mudança com base em pesquisas qualitativas e quantitativas que nos orientou durante todo o processo”, explicou Rodrigues.

E depois do rebranding?

O presidente do parque declarou que o objetivo do Hopi Hari é ser reconhecido como um país — um parque temático único, diverso e inclusivo — com uma cultura de marca inspiradora, alinhada e compartilhada internamente.

“Buscamos ainda atrair novos visitantes e engajar stakeholders em torno da identidade do país mais divertido do mundo e dos territórios da marca. Potencializar a experiência familiar, proporcionando aumento de receita, novos negócios e a sustentabilidade empresarial”, finalizou.