Evento realizado pela HubSpot, em Boston, apresentou um ponto de vista diferente sobre o impacto da tecnologia nos negócios
Depois de mostrar manchetes da mídia como “A revolução da IA está perdendo força” (The Wall Street Journal) e “O que aconteceu com o apocalipse da IA?” (New Yorker), a CEO da HubSpot, Yamini Rangan, abriu o evento anual realizado pela plataforma de gestão de negócios e CRM, em Boston (EUA), o Inbound 2024, nesta quarta-feira (18), fazendo uma analogia interessante sobre o que realmente importa nesse contexto de inteligência artificial.
“Quando os consumidores acordam, eles não pensam em como a inteligência artificial afeta suas vidas. Eles pensam no seu trabalho, no próximo deadline, em escovar os dentes e levar as crianças para a escola. As perguntas certas a serem feitas são: ‘Como faço para impulsionar o crescimento do meu cliente?’ e ‘O que está mudando na jornada do meu cliente?’”. De acordo com a executiva, após responder a essas questões, o mercado precisa entender o que mudou e como fazer para consertar o cenário.
“A verdade é que a fórmula de crescimento se quebrou. Está difícil gerar tráfego, conversão e retenção. Os números refletem isso. O desafio número um para os profissionais de marketing é gerar tráfego com leads qualificados. E esta é uma mudança que vai continuar. As pessoas querem falar com outras pessoas e não com as marcas. Sete em cada dez consumidores confiam mais nas pessoas do que nas empresas. Os clientes sabem mais sobre você, do que você sobre eles. O sarrafo está incrivelmente alto. E agora? De tempos em tempos, temos visto que a tecnologia resolve velhos problemas de novas formas. E agora, nós precisamos de novas maneiras para acessar insights para acelerar o crescimento das marcas e a IA tem potencial para fazer isso”, ressaltou a CEO da HubSpot.
Segundo Yamini, a plataforma da HubSpot melhorou em 82% a conversão dos clientes com conteúdo personalizado. “A inteligência artificial oferece contexto e as pessoas oferecem conexão, curadoria. A cocriação com a IA catalisa o crescimento. O jeito certo de usar IA empodera as pessoas. Na HubSpot, a nossa missão é ajudar as organizações a crescerem. E o que não muda é que os clientes querem processos simples e dados unificados. O que nos deixa animados é como a IA vai nos ajudar a acelerar os negócios dos nossos clientes”.
Na sequência do keynote da CEO, foi apresentada a nova plataforma de inteligência artificial da HubSpot, a Breeze, que integra as informações de diferentes hubs da empresa. A nova funcionalidade é parte de um pacote de mais 200 novas atualizações de produtos trazidas pela HubSpot, incorporadas em toda a plataforma.
“Percebemos, por meio de pesquisas, que algumas empresas ainda têm receio de implementar ferramentas de IA por conta da complexidade”, afirma Camilo Clavijo, VP de vendas da HubSpot para América Latina e Brasil. O estudo ‘O estado do marketing no Brasil”, publicado pela HubSpot neste mês de setembro, indica que uma das principais preocupações é em relação à dificuldade de integrar a tecnologia em suas rotinas, com 20,2% classificando este aspecto como mais crítico na tomada de decisão em relação ao uso da IA.
No mesmo levantamento, 17,9% dos respondentes apontaram a privacidade e segurança dos dados como o ponto mais sensível do processo de integração da IA; enquanto 15,6% relataram temor de baixa acurácia em relação aos dados, com receio de que tenham à mão informações imprecisas ou tendenciosas.
Agentes de IA
Co-founder e CTO da companhia, Dharmesh Shah defendeu o conceito de agentes de IA para ajudar a acelerar os negócios das empresas. Segundo ele, em breve, os times de marketing nas empresas serão formados por agentes de IA e pessoas. “Nossa visão é que os agentes de IA são os novos apps. Se você pensar nos agentes como formadores de equipe, vamos ter grandes transformações”, pontuou ele.
De um jeito ou de outro, inteligência artificial foi o assunto da vez no Inbound 2024, que ocorre até sexta-feira (20), e deve reunir mais de 11 mil participantes. Sob o tema ‘Unleashing your marketing team’s potential with AI’, Zeynep Inanoglu Ozdemir, que está no ranking top 100 executive women in tech to watch in 2024, afirmou que seu objetivo é desbloquear a visão dos times de marketing sobre como trabalhar em colaboração com a IA.
“Há muitas razões para que os profissionais de marketing tenham receio da IA. Um dos desafios é como gerenciar o conhecimento e a tecnologia pode nos ajudar nisso. Uma das vantagens da inteligência artificial é resumir o conteúdo para nós”, disse ela, que é CMO da Atlassian, empresa de software para desenvolvedores de produtos.
A executiva reforçou a ideia de que a IA é uma parceira no trabalho. “Para os líderes de marketing, a IA ajuda a elevar o padrão do conteúdo, claro que com a supervisão humana. Sempre vamos modificar o conteúdo, a criatividade humana é mais profunda.”
Zeynep contou que a Atlassian realizou uma pesquisa com cinco grandes empresas dos Estados Unidos sobre a aplicação de inteligência artificial e uma das principais conclusões foi que 89% utilizam a tecnologia regularmente, sendo que 95% dos líderes de marketing responderam que a ferramenta é utilizada para fazer pesquisa e criar conteúdo. “Uma em cada sete pessoas ainda tem medo de perder seus empregos por causa da inteligência artificial. Ao mesmo tempo, a indústria está abraçando a tecnologia”, falou ela.
Uma das dicas que a executiva deu para o público presente ao evento é que as pessoas devem tornar sua interação com a IA personalizada. “Nós vamos melhorar a forma de perguntar para a inteligência artificial. E não fiquem tímidos em aprender e considerem a tecnologia como uma parceira”, reforçou ela.