Divulgado nesta segunda (25), documento reúne boas práticas, regras e responsabilidades para a comunicação responsável no setor

O avanço da regulamentação das bets trouxe novas exigências legais e éticas para a divulgação desse serviço. Diante desse cenário, o IAB Brasil lança um guia inédito que consolida, em um único documento, as regras, diretrizes e boas práticas para campanhas digitais do setor.

O material foi elaborado para orientar agências, influenciadores e anunciantes sobre os limites e responsabilidades na comunicação das apostas online, garantindo conformidade com a regulamentação da SPA (Secretaria de Prêmios e Apostas) e com as diretrizes do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

Com esta iniciativa, o IAB Brasil reforça seu papel de promover educação, compliance e ética no ecossistema digital, oferecendo ao mercado uma ferramenta prática para orientar campanhas e proteger consumidores.

Segundo Denise Porto, CEO do IAB Brasil, a publicidade regulada cumpre uma função social educativa ao informar o público sobre quais plataformas são seguras, fiscalizadas e comprometidas com políticas de jogo responsável, além de desempenhar um papel relevante na construção de marcas confiáveis que geram credibilidade e reduzem o apelo de ofertas irregulares.

Alertas
Uma das recomendações do guia é que a publicidade de bets evite o uso de expressões que sugiram compulsão ou urgência ('Corra, é sua última chance', por exemplo) ou que associem apostas ao sucesso financeiro garantido, desestimulando frases como 'Transforme R$ 10 em R$ 1.000 rapidamente'.

“Influenciadores digitais e agências devem adotar uma abordagem ética, transparente e consciente ao promover esse tipo de serviço. As campanhas nas mídias digitais devem sempre ser feitas com cuidado, evitando qualquer tipo de apelo enganoso ou incentivo a comportamento de risco, seja financeiro ou mental”, destaca o documento.

(Crédito: Foto de Niek Doup na Unsplash)