Padronização visa aprimorar ecossistema de publicidade em CTVs

O IAB Brasil apresenta seu primeiro guia de 2025 para TV conectada, traduzindo e adaptando o relatório do IAB US sobre formatos de anúncios programáticos. O documento 'O panorama dos formatos de anúncios para CTV: como a padronização pode impulsionar o crescimento programático e a inovação' recomenda estratégias para o mercado brasileiro, defendendo a padronização como chave para expandir oportunidades publicitárias.

A padronização promete benefícios significativos: maior interoperabilidade, escala e eficiência. O guia destaca tecnologias emergentes como inteligência artifical generativa, publicidade virtual e QR codes dinâmicos que tornam as campanhas mais interativas.

O guia ainda destaca alguns números:

  • 92% dos formatos são vendidos diretamente
  • 75% do catálogo já é negociado programaticamente
  • 60% dos anunciantes adotam formatos interativos e "shoppable ads"

“O documento mergulha nos formatos de anúncios mais populares e eficazes nos EUA, como anúncios não-puláveis em vídeo, anúncios quando o usuário aperta ‘pause’ e ‘shoppable ads’. A ideia é explorar como eles podem ser adaptados à realidade brasileira, aproveitando a experiência americana como um mapa para oferecer experiências imersivas e personalizadas aos consumidores, além de gerar resultados concretos para os anunciantes”, diz Breno Barcelos, presidente do comitê de vídeo digital do IAB Brasil.

O guia completo, em português, está disponível gratuitamente no site do IAB Brasil.