As entidades vão trabalhar na criação e implementação de regras e atividades de autorregulamentação relacionadas à publicidade do setor

O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) assinou um convênio com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), na última sexta-feira (16), para trabalharem na criação e implementação de regras e atividades de autorregulamentação relacionadas à publicidade do setor de apostas.

O plano será levado às autoridades reguladoras, junto ao Ministério da Fazenda, que expressou o intuito de trabalho conjunto com a autorregulamentação publicitária.

O convênio prevê a discussão de regras de autorregulamentação da publicidade de apostas esportivas, reforçando o cumprimento da regulamentação pública, podendo prever recomendações adicionais, e tem como objetivo garantir que as ações de marketing e publicidade das apostas esportivas sejam responsáveis e éticas. A iniciativa vai usar como referência medidas de autorregulamentação do setor utilizadas em outros países.

"Diante da importância da publicidade responsável, o Conar e as entidades representativas das empresas de apostas esportivas se comprometeram a adotar no Brasil cuidados específicos nas suas campanhas publicitárias, visando principalmente à proteção de crianças e adolescentes e outros públicos vulneráveis", afirmou Sergio Pompilio, presidente do Conar.

Legalizadas desde 2018 por meio da Lei 13.756, mas ainda não regulamentadas oficialmente, as apostas esportivas de cota fixa representam uma enorme fatia dos investimentos em publicidade no Brasil.

"Em busca de uma publicidade ética e responsável no segmento de apostas esportivas, esse convênio busca ampliar a caminhada que começamos a trilhar com o lançamento do nosso Código de Autorregulamentação Publicitária, contribuindo com nossas experiências e conhecimentos para um texto do Conar, que é a principal autoridade do assunto no país. O objetivo é contribuir com a criação de um ambiente seguro, regulamentado e de acordo com a autoridade pública. Nós estamos avançando com este convênio", ressaltou o diretor-presidente do IBJR, André Gelfi.