Sete marcas diferentes do setor de apostas esportivas estamparam o lugar mais cobiçado nas camisas dos times do Brasileião Série A em 2022
O Ibope Repucom acaba de divulgar um estudo sobre os patrocínios que estamparam os uniformes dos clubes que disputaram a elite do futebol nacional, a Série A do Campeonato Brasileiro em 2022.
Segundo a pesquisa apresentada, a quantidade de patrocinadores carimbando suas marcas no manto dos times da primeira divisão experimentou uma redução em 2022. A pesquisa ainda dividiu as marcas por segmento, apresentando assim uma visão bastante detalhada sobre o cenário do mercado de patrocínios de times de futebol no país.
De acordo com a pesquisa, desde o início de 2022 até o final do Brasileirão, 159 patrocinadores estamparam em algum momento suas marcas nos uniformes de equipes que disputavam a Série A. Esse montante é 8% inferior se comparado ao levantamento realizado em 2021, quando 172 patrocinadores exibiram seus logos nos times da elite do futebol brasileiro.
Alguns motivos justificam essa leve redução na última temporada em comparação a 2021. O primeiro motivo foi a queda do Sport e Chapecoense para Série B, sendo que essas duas equipes estavam entre aquelas que mais possuíam patrocinadores estampando seus uniformes. Já o segundo e principal motivo para a queda no número de patrocinadores se deu pela redução brusca no volume de patrocínios pontuais no ano passado, que caiu de 48 em 2021 para apenas 20 em 2022.
Enquanto isso, a taxa de permanência ficou na casa dos 50%, com isso, metade das marcas que apoiaram algum clube em 2021, manteve o apoio no ano seguinte, seja através de patrocínios pontuais, regulares ou fornecimento de material esportivo.
Segundo o Ibope Repucom, em 2022 as operadoras de apostas esportivas elevaram sua participação nos patrocínios de clubes da Série A em 45%, saltando de 11 acordos com as equipes em 2021 para 16 na temporada passada.
Esse aumento significativo corrobora a crescente popularização que este mercado tem alcançado no país, já que tem se tornado cada vez mais comum os torcedores utilizarem as plataformas de palpites para fazerem uma fezinha nas partidas do seu time de coração. Para ajudar os torcedores a encontrarem operadoras sérias, o site confiável realiza análises e informa os usuários sobre os serviços oferecidos pelas plataformas de apostas atuantes no país e que são idôneas, legais e seguras, para se realizar suas apostas. Além disso, o confiavel.com também separa as melhores ofertas dessas companhias – com isso, o apostador pode aproveitar diferentes bônus e promoções para aumentar seu saldo sem grandes custos.
Líder em patrocínio master
O setor das apostas esportivas ficou na terceira colocação entre os segmentos que mais patrocinam os clubes da Série A, com 16 participantes, e as companhias do mercado financeiro ficaram na segunda posição, com 18 representantes. As empresas do ramo imobiliário, construção e acabamento ocuparam a liderança, com 19 marcas representadas nos uniformes.
Apesar de ficarem na terceira colocação no ranking geral, o segmento das apostas esportivas lideraram quando o assunto foi o patrocínio master: 11 patrocínios do tipo, de 7 marcas diferentes do setor, estamparam o lugar mais cobiçado nas camisas dos times de futebol.
Dessa forma, fica claro que desde a liberação para atuarem no Brasil no final de 2018, as operadoras de apostas esportivas aumentaram e muito sua participação nos uniformes das equipes que disputam a Série A do Brasileirão. Mas, na contramão, as companhias do mercado imobiliário, construção e acabamentos tiveram uma redução brusca, caindo de 30 empresas estampando seus logos nas camisas dos clubes em 2021 para 19 em 2022
Vale destacar que o estudo divulgado pelo Ibope Repucom tem como principal objetivo analisar e acompanhar progressos e desdobramentos do setor de patrocínios de camisas dos clubes que compõem a elite do futebol nacional.