Declaração busca estabelecer práticas de publicidade transparentes

As entidades de autorregulamentação publicitária da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Uruguai, Espanha e o Conselho Internacional de Autorregulamentação da Publicidade (Icas) - que promove a autorregulamentação publicitária no mundo e apoia a adoção desse sistema em países que ainda não o tenham, do qual o Conar é fundador - assinaram a Declaração de Bogotá e iniciaram novo capítulo na América Latina.

A Declaração de Bogotá busca estabelecer diretrizes e princípios que promovem práticas de publicidade transparentes, éticas e socialmente responsáveis junto a todos os setores anunciantes da América Latina.

Os princípios incluem o compromisso de:

  • Promover sistemas de autorregulamentação abrangentes e eficientes que reúnam todos os atores relevantes da indústria de publicidade em nível nacional;
  • Desenvolver soluções tecnológicas para tornar a autorregulamentação da publicidade mais acessível, eficiente e rápida;
  • Apoiar o setor em seus esforços para desenvolver publicidade que aborde questões de interesse global, como sustentabilidade, diversidade, inclusão social e equidade, além de servir como um fator de mudanças positivas;
  • Buscar, pesquisar e implementar soluções conjuntas para desafios emergentes na América Latina no campo da autorregulamentação da publicidade;
  • Comprometer-se em colaborar em toda a região para garantir que todos os objetivos acima sejam atendidos.

A Declaração de Bogotá ainda propõe a criação de um novo capítulo do Icas na América Latina, que funcionará como plataforma para as partes interessadas do Icas na América Latina e Espanha, inclusive os entes de autorregulamentação, como o Conar, possam trocar ideias e melhores práticas em questões globais e regionais.

"Semelhante à Carta do Icas adotada por todos os nossos membros em 2021, a Declaração de Bogotá define as metas de sistemas de autorregulamentação eficazes e estamos encantados por também ter sido assinado por órgãos que ainda não são membros do Icas. Essa colaboração aprimorada entre todos os entes de autorregulamentação da América Latina e Espanha e o Icas levará a discussões mais significativas e ações conjuntas mais eficazes", disse Guy Parker, presidente do Icas.

Na reunião, o Conar foi representado pela sua vice-presidente executiva, Juliana Albuquerque. "Esta reunião é um ponto de virada para restabelecer nossa cooperação regional, fortalecer os sistemas de autorregulamentação nos países da América Latina e gerar ferramentas para publicidade responsável. Temos grandes objetivos comuns: contribuir para a publicidade responsável e sustentável e para a melhor implementação dos padrões de publicidade online", declarou.