Desenvolvida pela Moringa, campanha chama atenção para ingredientes que indicam se um produto é ou não ultraprocessado

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) quer aumentar a conscientização da população sobre o consumo de produtos ultraprocessados. Na nova campanha criada pela agência Moringa, o Idec convoca os consumidores a lerem as letras miúdas dos rótulos de produtos alimentícios e a ficarem atentos a ingredientes como corantes, aromatizantes.

A presença desses aditivos alimentares indica que o produto é ultraprocessado e seu consumo pode fazer mal à saúde.

O objetivo da campanha é mostrar que, além do selo da lupa – que passou a ser obrigatório em produtos com alto teor de sódio, açúcar adicionado e gordura saturada –, os consumidores também precisam ficar atentos às letras miúdas da lista de ingredientes, onde é possível identificar se aquele produto é ou não ultraprocessado.

Com conceito “Se ligue nas letras miúdas”, a campanha é composta por peças digitais que orientam os consumidores a identificar produtos alimentícios ultraprocessados.

Além de vídeos bem humorados e que seguem trends das redes sociais como “Verdade ou Consequência” e “Produto falante”, veiculados na Meta e no Tik Tok, a comunicação conta ainda com veiculações em sites, mídia programática, vídeos e games.