IQEM ganha novas fontes de dados, pesquisa nacional de credibilidade da mídia e novo algoritmo
O Índice de Qualidade de Exposição nas Mídias (IQEM), ferramenta proprietária da CDN, ganhou uma versão mais completa. Com investimento em tecnologia e inovação em sua metodologia, o novo IQEM combina a inteligência artificial à inteligência humana para analisar, mensurar e valorar a exposição das marcas nos veículos de imprensa, mídias sociais, podcasts e videocasts em seus mais diversos formatos.
O índice de mensuração de earned media afere resultados a partir de métricas que contemplam a exposição editorial das marcas nas mídias, levando em conta a credibilidade dos veículos, a qualidade do conteúdo, a presença das mensagens do cliente, dentre outros aspectos, e não apenas os espaços físicos que ocupam nos meios de comunicação. Além disso, o IQEM consegue medir a eficácia das ações de PR, de forma qualitativa e analítica.
Atualmente, o índice tem entre os seus principais clientes empresas e instituições como Nestlé, Itaú, Febraban, Citi, Instituto Unibanco, Ocyan, Foresea, Furnas, Boehringer, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Mosaic e Porto, alguns há mais de 15 anos.
As principais potencialidades do novo IQEM incluem:
- Novo dashboard intuitivo: foi desenvolvido para dar mais autonomia aos clientes no consumo ágil e assertivo dos dados;
- Clareza nos KPIs: compreensão mais nítida das métricas e dos resultados de comunicação, com dados de evolução e olhar sobre dimensões estratégicas;
- Valoração monetária: a partir de novos parâmetros, torna tangível os resultados do trabalho de comunicação por campanhas e ações;
- Inovação ao mensurar mensagens-chave: índice passa compor e a medir a aderência das mensagens e narrativas projetadas pelas marcas;
- Classificação em funil e tags: abordagem analítica aprofundada, complementada por classificação com nível de especificidade sem paralelo no mercado;
- Pesquisa de opinião nacional: pesquisa nacional com consumidores de notícias afere a credibilidade dos veículos e canais para entender o comportamento do consumo de notícias pelos brasileiros;
- Audiência em tempo real: integrações com fontes de dados real time e verificadas;
- ROI: o IQEM-V avalia e mensura a exposição pelo destaque editorial e protagonismo na exposição.
“Investimos no aprimoramento tecnológico de uma ferramenta de mensuração que reflete o atual cenário complexo da comunicação. Nos últimos 20 anos, muito mudou na forma como as pessoas consumem informação. O novo IQEM responde a essas mudanças”, comenta Fabio Santos, CEO da CDN.
Para a consolidação dessa nova versão do IQEM, a CDN contou com a expertise de cientistas de dados, matemáticos, estatísticos, designers, desenvolvedores, gerentes de projeto e programadores.
“A nova versão, desenvolvida nos últimos dois anos, traz a combinação eficaz de inteligência artificial e humana para tornar tangível e valorar monetariamente o resultado dos esforços de comunicação das marcas. Nosso objetivo é dar ao cliente uma ferramenta capaz de demonstrar e avaliar os resultados de suas ações e permitir ajustes de rotas”, comenta Fernanda Dantas, head de inteligência de dados & digital da CDN.