Com o avanço da vacinação, marcas como Faber-Castell e BIC, mesmo cautelosas, investem em campanhas, esperando aumento nas vendas

As empresas ligadas à educação, como BIC e Faber-Castell, têm boas expectativas em relação a volta às aulas. A Faber-Castell, por exemplo, espera um aumento de 30% nas vendas de produtos de papelaria, em relação ao mesmo período de 2021. “Esse aquecimento se deve, especialmente, em função do avanço da vacinação e consequente perspectiva de normalização das aulas presenciais”, declara Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell.

Rodrigo Iasi, diretor de marketing da BIC, vai na mesma linha e afirma que a empresa está otimista, mas “analisa o mercado com cautela, pois, devido a todo o cenário de pandemia há quase dois anos, a situação pode ainda sofrer mudanças”.

“Em papelaria, o que podemos destacar, é que a volta às aulas dos EUA e México, que ocorreram durante julho e agosto de 2021, teve ótimos resultados para a BIC, registrando um crescimento de duplo digito, sendo mais uma razão para estarmos otimistas com o que está por vir no Brasil”, afirma.

Negócios ligados à educação apostam na retomada com o retorno às aulas presencias, mas empresas mantêm cautela (Unsplash)

Ambas empresas sentiram, como todo mundo, o impacto da redução de consumo. A Faber-Castell não revela de quanto foi a queda. Diz apenas que teve de se adaptar ao novo cenário. Ela afirma que, mesmo com todas as dificuldades, entenderam que poderiam contribuir de diversas formas positivas com os consumidores e clientes.

“Nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento criativo e a educação continua orientando nossa estratégia. Por isso, demos sequência a lançamentos importantes, além da manutenção das linhas habituais mais demandadas durante a volta às aulas”, conta, acrescentando: “Estamos otimistas com a retomada gradual do segmento, especialmente considerando a volta às aulas presenciais, e seguiremos investindo em ações que estejam atreladas ao nosso propósito de negócios de nos posicionarmos como uma marca que tem produtos e serviços voltados a estimular a criatividade nas mais diferentes formas”.

Iasi revela que 2021 foi um ano muito difícil para o mercado de modo geral, mas como a BIC trabalha com três categorias diferentes, conseguiram atingir um equilíbrio no faturamento entre elas, “tornando a operação no Brasil sólida e financeiramente saudável”.

“Em papelaria, tivemos uma queda nas vendas em relação ao ano anterior, por conta da pandemia, que afetou, diretamente, o período de volta às aulas. Porém, no segundo semestre, o mercado já mostrou uma recuperação de 26% em relação a 2020”, afirma.

Rodrigo Iasi: comunicação reforça importância da caneta (Divulgação)

Segundo ele, em 2021, o mercado sofreu uma queda de 40% nas vendas durante o período, devido às aulas remotas. “Mesmo assim, registramos um crescimento de 1,5% em relação a 2020”, calcula.

Tanto a Faber-Castell como a BIC têm campanha para este período, já apostando no retorno às aulas. Segundo Flávia, dentro de uma estratégia de negócios voltada a ampliar o posicionamento de marca para além dos instrumentos de escrita, a Faber-Castell lança campanha institucional ‘A criatividade em suas mãos’, criada pela David.

“Nas peças – que incluem filmes para TV fechada, mídia online e conteúdo nas redes sociais –, a empresa reforça que a criatividade pode se manifestar das mais diferentes formas, mas que todas as ideias têm um ponto em comum: começam com um esboço, rascunho ou desenho com lápis da Faber-Castell, mas vão muito além dele”.

Tudo começa com papel e BIC é o mote da campanha de BIC, focada no uso da caneta e toda a sua relevância e tradição. “A comunicação reforça a importância que a caneta tem na construção de uma ideia ou do futuro de quem sonha em conquistar seus objetivos”, diz Iasi.

A ação, criada pela agência Hogarth, traz campanha que será veiculada na TV e redes sociais e mostra a versatilidade das canetas BIC.  “Nosso objetivo é conectar ainda mais o público ao produto e mostrar que as canetas são e sempre foram grandes aliadas, fazem parte de cada passo da trajetória do estudante, do início ao fim. Até mesmo no lazer ou descanso”, comenta o diretor de marketing.

O home office implantado no mercado com a chegada da Covid-19 ao Brasil, de alguma maneira ampliou a atuação de empresas como a BIC. Para Iasi, o distanciamento social foi um movimento importante, que ajudou a alavancar as vendas, mas, assim como todos, teve de se “adaptar a uma nova realidade e buscar novas soluções para continuar impulsionando os negócios”.

“Por isso, intensificamos a nossa presença no e-commerce Mundo BIC, através de nossos parceiros de negócio, e desenvolvemos uma plataforma digital chamada O Poder das Cores, que disponibiliza conteúdos educativos gratuitos, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento educacional das crianças e suavizar o momento de quarentena nos lares das famílias”, comenta o executivo.

Segundo ele, após quase dois anos de pandemia, tiveram muitos aprendizados e também bons resultados, “registrando de 2019 para 2020, um crescimento de mais de 100% em vendas no e-commerce, com perspectivas de crescimento de 200% até o fim de 2021”.

IMPRESSÃO
A Epson também entrou em ritmo de volta às aulas, com a intenção de “modernizar o retorno e também promover a educação de adolescentes carentes de todo o país”. Sob o título Volta às aulas do bem, a empresa destinará parte da receita da venda de seus produtos para a fundação Abrinq.

A empresa afirma que, diferentemente da campanha anterior, focada em produtos específicos, a campanha de 2022, que se inicia em janeiro e vai até 15 de março, “incluirá todos os produtos do portfólio da Epson disponíveis no varejo, desde garrafas de tinta até impressoras e projetores”.

“A Epson considera a educação um pilar estratégico e por isso oferece um extenso portfólio de produtos e serviços para atender estudantes, professores e instituições de ensino dos mais diversos portes”, afirma Ana Pugina, gerente regional de marketing da Epson.

Epson vai reverter parte da arrecadação com vendas de produtos para Abrinq

Segundo ela, exercitar a empatia foi uma das lições mais importantes dos últimos anos, e o período que precede a retomada escolar produz expectativas de um futuro melhor para os jovens. “É duplamente gratificante construir essa campanha junto à Abrinq, que segue determinada a apoiar a educação no país e a transformar positivamente a vida de tantos adolescentes”.

Entre os produtos indicados para famílias e estudantes, um dos destaques é a nova EcoTank L3250, modelo que é uma evolução da L3150 e é compatível com o gratuito aplicativo Smart Panel, que permite, segundo a empresa, o uso de modo mais fácil e inteligente dos principais recursos da multifuncional, sem a necessidade de um computador.