As postagens no Instagram obtiveram mais engajamento que as do Facebook no último trimestre de 2021. De acordo com estudo divulgado pela Emplifi, em termos de audiência, o Instagram também manteve vantagem sobre o Facebook, uma vez que, quando se trata de tamanho de público, em nível nacional, o número médio de seguidores de contas de marca no Instagram é maior do que no Facebook.
Os dados do estudo revelaram ainda que, embora o volume de atividades em ambas as plataformas seja bem semelhante, a taxa de engajamento do Instagram é superior à do Facebook.
No quarto trimestre de 2021, em termos globais, as marcas obtiveram aproximadamente 5,3 interações por 1.000 impressões para uma postagem no Facebook, uma queda de 19% em comparação ao quarto trimestre de 2020.
Enquanto isso, as postagens do Instagram receberam cerca de 35 interações a cada 1.000 impressões, números semelhantes ao mesmo período no ano anterior.
No Facebook, as contas de marcas brasileiras registraram uma taxa de 13,3% no número total de interações em publicações feitas na plataforma, sendo que o setor de varejo conquistou 22% do total de interações.
1. Varejo - 22,4%
2. Ecommerce - 13,3%
3. Serviços - 9,5%
4. Moda - 7,4%
5. Alimentos - 5,9%
6. Automóveis - 5,4%
7. Finanças - 5,2%
8. Industrial - 5%
9. Outros - 25,7%
Já no Instagram, o setor do e-commerce é o que obteve uma maior taxa de engajamento, com 41,5% do total de interações em contas de marca na rede. O varejo aparece em segundo lugar com 14,3% das postagens e marcas de moda fecham o pódio com 13,9% das interações na rede.
1. E-commerce - 41,5%
2. Varejo - 14,3%
3. Moda - 13,9%
4. Serviços - 7,1%
5. Beleza - 7%
6. Finanças - 2,2%
7. Eletrônicos - 2%
8. Alimentos - 1,6%
9. Outros - 10,4%