Com um número crescente de marcas usando o Instagram como canal de publicidade para campanhas, o estilo visual do app de compartilhamento de fotos está fazendo com que muitos criativos adaptem seu trabalho para que ele se encaixe bem com a linguagem do meio. De acordo com relato da Adweek, as equipes de projeto estão começando a ver os benefícios de produzir fotos mais autênticas e naturais, se afastando das produções super editadas.
Um exemplo foi a campanha criada pela agência Deutsch LA para a Taco Bell, rede de fast-food, em que a fotografia tinha como foco momentos pós-compra, como amigos comendo tacos juntos na praia, dando às imagens uma “sensação mais honesta”.
Nathan Iverson, VP executivo e diretor de design da Deutsch LA, disse que o objetivo é mostrar a comida como ela realmente é, porque caso a coloquem como algo perfeito, fica claro para o consumidor que essa não é a realidade. Ele acrescentou que não estão inventando nada de novo, mas é permitido que designers se apropriem de técnicas fotográficas antigas para “dar vida a fotografias que nem todos tinham acesso”.
Para Anex Nassour, diretor de arte da agência McKinney, Instagram está também encorajando criativos ao redor do mundo a apostarem em novas tendências. “O Instagram é responsável por acelerar o ritmo do que estamos tentando ‘empurrar’ esteticamente e a experimentar coisas novas”, disse ele.
Enquanto isso, Chris Corley, diretor criativo do grupo VML, disse que a publicidade tem que se adaptar ao Instagram e, assim, as agências estão começando a contratar fotógrafos que são respeitados na plataforma. Com a autenticidade se tornando parte da evolução da fotografia, ele espera que um número crescente de campanhas, incluindo impressão, vão se afastar das superproduções, oferecendo versões mais pessoais.
*Com informações de Adweek e Warc