Nova conta irá ser privada, com restrição de mensagens, limitação de interações e limite de uso da rede social
O Instagram anunciou o lançamento de uma conta para adolescentes, com uma sessão que oferece mais privacidade e restrições que serão controladas pelos pais e apenas usuários com 16 anos ou mais poderão alterar as configurações.
Entre as proteções oferecidas pela novidade estão as contas privadas, onde o usuário precisa aceitar novos seguidores; as restrições de mensagens, colocando os adolescentes automaticamente incluídos nas configurações mais restritivas do controle de conteúdo sensível da plataforma, que limita o tipo de conteúdo que eles podem acessar a partir das abas Explorar e Reels.
Além disso, a conta também irá limitar as interações, fazendo com que os usuários só possam ser marcados ou mencionados pelas pessoas que sigam, e enviará lembretes de limite de tempo, solicitando que eles saiam do aplicativo após 60 minutos de uso.
"As novas proteções foram projetadas para atender às maiores preocupações dos pais, incluindo com quem seus filhos estão conversando na internet, o conteúdo que estão consumindo e se o tempo deles está sendo bem gasto. Essas proteções são ativadas automaticamente e os pais podem decidir se os adolescentes menores de 16 anos podem alterar alguma dessas configurações para que sejam menos rigorosas", explicou a empresa.
Para os pais, o Instagram irá permitir que eles tenham informações sobre com quem seus filhos adolescentes estão conversando, definir limites de tempo diários de uso, impedir que eles usem a rede social em períodos específicos e vejam os tópicos que os filhos estão acompanhando.
Segundo o comunicado apresentado pela Meta, a partir de janeiro, os adolescentes de todo o mundo poderão acessar a Conta de Adolescente.