Projeto foca em empreendedores e pessoas que buscam transformar e acessibilizar a área

O Instituto C&A e a plataforma Meu Corpo É Real, lançaram no dia 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a minissérie "Curadoria Inclusiva – Costurando vivências para desenhar novos futuro”.

O projeto convida o espectador a uma jornada educativa que busca desmistificar questões relacionadas à inclusão no mundo da moda com o objetivo de sensibilizar a população e impactar marcas a desenvolverem produtos que seja, não somente funcionais e adaptáveis, mas que tenham também estilo e informação de moda para pessoas com deficiências.

“Um dos importantes propósitos do Instituto C&A é construir a possibilidade de novos futuros através da moda. Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde a deficiência foi colocada em um campo invisível, pouco discutido e já passou da hora de darmos luz e a devida importância a essas questões”, afirmou Gustavo Narciso, diretor-executivo do Instituto.

Dividido em quatro episódios, a minissérie reforça oportunidades e pontua as dificuldades que visam auxiliar a criação de peças que não cumpram apenas com o requisito de serem “fáceis de vestir”, mas que também sejam coleções atrativas, com informação de moda e estilo, para que todas as pessoas possam utilizar a moda como um meio de expressão.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Coherent Market Insights, o mercado global de roupas adaptáveis foi avaliado em US$ 1.259,1 milhões. Esse dado mostra que, do ponto de vista empreendedor, investir na inclusão é uma necessidade de compromisso social, mas também, uma visão de negócio aspiracional e lucrativa.

No projeto, uma das forças motrizes é a designer anticapacitista Michele Simões, que liderou o processo de curadoria e o roteiro dos episódios. Ao longo dos episódios, Michele selecionou um grupo de influenciadoras para compor e trazer um olhar especializado à temática.

Os episódios contam com nomes como Maria Paula Vieira, Geisa Farini, Rebeca Costa e Laís Ramires que compartilham suas perspectivas, histórias e insights únicos sobre a inclusão.

“Quando o assunto é moda inclusiva vemos uma grande e sensata preocupação com a modelagem dos produtos, porém o ecossistema que envolve esse tema é muito mais vasto do que apenas a funcionalidade das peças. O fio condutor para o desenvolvimento da minissérie foi abrir um dialogo onde moda para PcDs comece a avançar também em frentes quase nunca abordadas, tais como: repertório de estilo, experiência de compra, cadeia produtiva e não menos importante, funcionalidade de produtos”, explicou Michele.

Os vídeos estarão disponíveis de forma online e gratuita, no YouTube do Instituto C&A.