Com criação da Calia e produção da Santeria, campanha discute desigualdade no Dia do Trabalhador

A campanha ‘Trabalho invisível’ será lançada nesta quinta-feira (1), no feriado do Dia do Trabalhador. Com criação da agência Calia, produção da Santeria e assinatura da Instituição Nós por Elas, a iniciativa tem como foco a desigualdade de gênero nas tarefas domésticas e de cuidado.

De acordo com o último relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em nenhum país do mundo o trabalho de cuidado é dividido de forma igualitária. Em média, as mulheres dedicam três vezes mais tempo do que os homens às tarefas domésticas. Essa carga extra interfere diretamente no acesso a oportunidades profissionais, cargos de liderança, melhores salários e até tempo para estudos e qualificação.

Com o conceito ‘O fim do expediente não é o fim do trabalho’, a campanha retrata, de maneira direta, a sobrecarga enfrentada diariamente por tantas mulheres. “Conseguimos traduzir em segundos uma realidade que perdura há séculos. Estamos muito felizes com a qualidade criativa da campanha”, afirma Maurício Oliveira, um dos criativos responsáveis pela ação.

A comunicação é composta por três filmes e peças gráficas que mostram a invisibilidade do trabalho doméstico e a importância de uma divisão mais justa das responsabilidades dentro de casa. A criação é assinada por Maurício Oliveira, Geisa Lopes e Alexandre Ferro, com direção de cena de Rafael Damy.

Para José Augusto, vice-presidente da Calia, a campanha pretende provocar reflexão e mudança. “A campanha ‘Trabalho invisível’ nasce de uma necessidade urgente de dar visibilidade a uma realidade que muitas vezes é ignorada. Queremos provocar uma reflexão profunda sobre a desigualdade de gênero nas tarefas domésticas e mostrar que a transformação começa dentro de casa”, afirma.