Com um valor de marca estimado em R$ 40,5 bilhões, o Itaú é a mais valiosa deste ano, de acordo com ranking da consultoria Interbrand, divulgada nesta sexta-feira (10). Na sequência aparece outro banco, o Bradesco, com R$ 27,5 bi. Skol (R$ 18,8 bi), Brahma (R$ 12,7 bilhões) e Natura (R$ 10,2 bi) completam a lista das cinco primeiras marcas mais bem colocadas — as mesmas do ranking da Interbrand do ano passado.  

Em 2021, as novidades foram a entrada de duas marcas: Claro, que ocupa a 14ª colocação, com valor de marca estimado em R$ 1 bilhão, e Hering, na 25ª posição, com valor de R$ 520 milhões. Somadas, as 25 marcas que compõem o ranking ultrapassaram o valor de R$ 144 bilhões, representando um crescimento de 7% na comparação com a edição anterior.

O estudo também mostra que o crescimento médio do valor das marcas da tabela nesse ano foi de 9%, o que demonstra uma recuperação em resposta ao contexto da pandemia no Brasil. Cinco dessas marcas apresentaram crescimento percentual em dois dígitos: Magalu (66%), Lojas Americanas (25%), Havaianas (16%), Assaí (13%) e Renner (12%).

Pele terceiro ano consecutivo, o varejo foi o setor que apresentou maior crescimento, dobrando a sua representatividade na tabela desde 2019. Um dos exemplos desse ganho de relevância no ranking é entrada da Americanas no top 10, com a 10 ª posição. Além disso, Magalu subiu um nível na lista e agora ocupa a 8ª colocação, alcançando a maior evolução entre as ranqueadas pelo quarto ano seguido.

“Nossos estudos mostram que ser relevante na vida das pessoas tem sido o grande fiel da balança nas estratégias das marcas que mais se valorizaram nesses novos tempos. Os consumidores estão cada vez mais atentos na forma como as marcas se posicionam, as causas que elas apoiam e o impacto que geram na sociedade”, afirma Beto Almeida, CEO da Interbrand.