Governo busca identificar a origem do metanol e coordenar resposta nacional aos casos de contaminação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública deve se reunir com a indústria de bebidas e entidades de combate à falsificação nesta terça-feira (7), em Brasília, para discutir ações conjuntas contra adulterações de bebidas alcoólicas. O encontro, articulado pela Senacon, focará em medidas de fiscalização e coordenação nacional.
O ministro Ricardo Lewandowski determinou que a Polícia Federal instaure inquérito para apurar os casos de intoxicação por metanol. Simultaneamente, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) foi encarregada de conduzir apuração administrativa diante do risco sanitário decorrente da adulteração de bebidas alcoólicas.
Casos de intoxicação por metanol
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, até o momento foram notificadas 43 suspeitas de intoxicação por metanol em todo o país, com 39 ocorrências em São Paulo (10 casos confirmados e 29 em investigação) e 4 notificações em Pernambuco. Foi confirmado um óbito em São Paulo, enquanto sete mortes permanecem em investigação (cinco em SP e duas em PE).
Em relação aos casos confirmados, o ministério atualizou o número para 11 casos confirmados de contaminação por metanol, após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.
(Crédito da foto: Freepik)