Valor acumulado no ano chega a R$ 26,3 bilhões, segundo levantamento com 339 agências de publicidade
O mercado publicitário brasileiro registrou um crescimento de 12,17% em 2024, totalizando R$ 26,3 bilhões em investimentos. Os dados são do levantamento anual do Cenp-Meios, que analisou pedidos de inserção de 339 agências do país.
Para comparação, em 2023, o investimento somou R$ 23,4 bilhões, um crescimento absoluto de R$ 2,9 bilhões.
De acordo com a entidade, fatores como a chegada de novos anunciantes estrangeiros — especialmente montadoras chinesas —, os Jogos Olímpicos de Paris e o ano eleitoral impulsionaram o crescimento, que superou em quase quatro vezes a expansão do PIB. Datas estratégicas do varejo, como Black Friday e Natal, também contribuíram para o desempenho positivo. No total, veiculações nacionais representaram 68,2% dos investimentos.
Investimentos por meios
A internet se mantém como um dos principais destinos dos investimentos publicitários no Brasil. Em 2024, o digital alcançou 39,8% do total, ultrapassando a TV aberta, que ficou com 36,5%. A internet faturou R$ 10,46 bilhões, enquanto a TV aberta registrou R$ 9,61 bilhões.
O OOH manteve sua relevância e representou 11,8% do bolo publicitário, com um crescimento de 22,72% em valor investido de 2023 para 2024. No entanto, sua participação no mercado subiu apenas um ponto percentual.
Entre os demais meios, a TV por assinatura responde por 5,7% (R$ 1,52 bilhão), seguida por rádio (4%, R$ 1,04 bilhão), jornal (1,4%, R$ 365,7 milhões), revista (0,4%, R$ 101,2 milhões) e cinema (0,3%, R$ 70,8 milhões).
Na distribuição nacional o Sudeste concentrou 19,6% dos aportes publicitários, seguido pelo Nordeste (4,6%), Sul (3,6%), Centro-Oeste (2,8%) e Norte (1,1%).
“O crescimento das verbas publicitárias em 2024 mostra, mais uma vez, a vitalidade da nossa indústria e o papel estratégico da publicidade como propulsora do crescimento do país. Trata-se de um setor que impulsiona uma cadeia de diversos outros segmentos, gera milhares de empregos e estimula o consumo, o que reforça a confiança das empresas em investir para se conectar com os consumidores”, afirma Luiz Lara, presidente do Cenp-Meios. “É um setor resiliente e dinâmico, que se reinventa no ritmo das mudanças do mercado e da sociedade.”
Em seu oitavo ano, o Cenp-Meios foi monitorado pelo Núcleo de Qualificação Técnica (NQT), composto por representantes de anunciantes, agências, elos digitais e veículos de comunicação. A aferição e segurança dos dados foi responsabilidade da KPMG.
(Crédito: Foto de Scott Graham no Unsplash)