Segundo a previsão da WARC, a Amazon deve desbancar o Alibaba como o maior proprietário de mídia no varejo do mundo em receita publicitária

O crescimento de retail media no cenário publicitário tem acontecido de forma acelerada. Segundo a WARC Media, o método deve atingir U$S 128,2 bilhões de investimento neste ano, tendo a Amazon como a maior responsável pelo valor.

De acordo com a última versão do relatório "Global ad trends", essa ascensão permanecerá constante, atingindo a marca de US$ 141,7 bilhões em 2024, registrando um crescimento anual de 10,2% e colocando o meio como o terceiro maior canal em termos de gastos dentro de alguns anos, ocupando o lugar da TV linear.

“A retail media tem sido a história publicitária da década até agora. O que vem a seguir será menos espetacular, mas mais significativo para as marcas, à medida que os dados da mídia de varejo começarem a informar as campanhas em todo o cenário da mídia”, afirmou Alex Brownsell, chefe de conteúdo da WARC Media.

Segundo com o relatório, o crescimento do meio está sendo puxado pelo Alibaba e pela Amazon, que obtiveram cerca de US$ 80 bilhões em receitas publicitárias em 2022, o que equivale a 68,3% do investimento global em retail media.

Atualmente, a empresa de Jeff Bezos ocupa 87,8% do mercado fora da China e, segundo a WARC, tem a previsão de acumular US$ 45 bilhões de dólares em receitas publicitárias em 2023, um valor que, de acordo com o levantamento, deve fazer com que a Amazon ultrapasse o Alibaba como maior proprietário de retail media no mundo ainda neste ano.

Ainda segundo os dados, a multinacional deve acelerar ainda mais o seu crescimento em 2024, uma vez que a receita publicitária da empresa deve chegar na marca de US$ 52,7 bilhões, em comparação com os US$ 42,1 bilhões que a gigante chinesa deve atingir no mesmo período.