Documento prevê retração de mais de 7% neste ano

Relatório ‘Global Ad Trends: Media models in flux’, da Warc, prevê que o gasto global com publicidade deverá cair 7,7% em 2023, totalizando US$ 47,2 bilhões.

Divulgado nesta quarta-feira (22), o documento contextualiza as cifras com o valor que somente a Amazon faturou no ano passado: US$ 37,7 bilhões.

Além disso, a Warc revelou que, a cada US$ 10 gastos com qualquer tipo de publicidade, US$ 4 vão para os cofres da Meta, Alphabet e Amazon.

“Para jornais e revistas, aumentos modestos na receita de anúncios digitais foram insuficientes para compensar as perdas de receita com anúncios impressos", disse Alex Brownsell, autor do levantamento da Warc.

Ele conta que a receita global de publicidade em mídia impressa caiu pela metade nos últimos seis anos, passando de US$ 75,9 bilhões em 2016 para US$ 37,3 bilhões em 2022.

Streamings
Outro dado dá conta de que, globalmente, 57% das pessoas estão cancelando assinaturas de SVOD em detrimento de serviços de streaming com publicidade para acessar o conteúdo de forma gratuita.

A Warc prevê ainda que as grandes redes de varejo deverão se tornar mais valiosas do que a TV linear até 2025.

Isso porque, em virtude dos cookies e da LGPD, no caso do Brasil, as marcas passaram a criar conteúdos proprietários, o que fazem com que tenham um papel fundamental para anunciantes que estão no topo do funil.

(Crédito: Pepi Stojanovski na Unsplash)