Estudo da Warc apontou que três empresas serão as responsáveis por mais de 70% do valor que deve chegar em US$ 1,07 trilhão
A Warc apresentou um novo estudo que aponta que o investimento global com publicidade deve crescer 10,5% neste ano, chegando a um total de US$ 1,07 trilhão, com três empresas sendo responsáveis por mais de 70% do valor, sendo elas Meta, Amazon e Alphabet.
O estudo ainda apontou que o mercado espera que o trio atraia 43,6% de todo o aporte com publicidade neste ano, aumentando para uma fatia de mais de 46% até 2026.
Os dados da Global Ad Spend Outlook 2024/25 também mostraram que o aumento do investimento com os anúncios previsto para o próximo ano é de 7,2% e, em 2026, 7%, fazendo com que o mercado chegue ao montante de US$ 1,23 trilhão.
"O mercado global de anúncios dobrou de tamanho na última década, com o investimento em publicidade crescendo quase três vezes mais rápido do que a produção econômica desde 2014. Três empresas – Alphabet, Amazon e Meta – foram as maiores beneficiárias desse período de expansão, atraindo sete em cada dez dólares incrementais de anúncios nos últimos dez anos", explicou James McDonald, diretor de dados, inteligência e previsão da Warc.
As novas projeções também mostraram que as empresas exclusivamente online devem registrar um aumento de 14% na receita publicitária, chegando a US$ 735,7 bilhões. Já a mídia de varejo, mídia social e CTV devem liderar o crescimento digital de 2024 a 2026, correspondendo a mais de 85% dos investimentos online.
"Com a expectativa de que a mídia de varejo lidere o crescimento dos gastos com anúncios nos próximos anos, e com novos e diversos participantes surgindo na venda de anúncio, estamos mais uma vez vendo o valor dos dados primários na segmentação da pessoa certa com a mensagem certa na hora certa. Esses dados, combinados com novos aprimoramentos de IA, constituirão a estrutura do setor de publicidade para a próxima década e além", completou McDonald.
No recorte regional, o estudo da Warc apontou que a América do Norte deve registrar um crescimento de 8,6%, chegando a US$ 346 bilhões, enquanto a região Ásia-Pacífico (APAC) deve aumentar 2% (US$ 272 bilhões). Já a Europa deve chegar a um crescimento de 5%, conquistando US$ 165 bilhões.
Na América Latina, a expansão deve chegar a 6,2%, fazendo com que a região registre US$ 32,1 bilhões. Especificamente sobre o Brasil, a pesquisa aponta que o país está previsto para registrar um crescimento em moeda local de 9,6% este ano, chegando em um total de R$ 85,7 bilhões (US$ 14,8 bilhões).
As previsões também mostraram que a publicidade online será a responsável por mais da metade do mercado de anúncios brasileiros, com 50,4%.
Crédito: Freepik