VP de marketing e comunicação faz um balanço de 2024 e o que a Nestlé busca para 2025

Com mais de 30 anos de atuação no mercado, Ionah Kochen desenvolveu boa parte de sua carreira na Nestlé, inclusive, liderando as divisões de Nutrição Infantil e Nestlé Health Science.

Após uma movimentação de carreira, a executiva, que faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), passou a ocupar o cargo de vice-presidente de marketing e comunicação corporativa da Nestlé no Brasil.

A companhia tem se destacado em relação a lançamentos de produtos, porém não enxerga isso isoladamente. A empresa busca unir cada vez mais as novidades com outros projetos importantes envolvendo ESG e desenvolvimento de campanhas, além da conexão com as gerações mais novas. Ionah compartilha um pouco sobre o balanço que a companhia faz de 2024 e o que eles buscam para 2025.

Qual o balanço que a Nestlé faz das campanhas e ações em 2024?
Foi um ano incrível e eu estou muito orgulhosa do trabalho que a Nestlé tem realizado em relação a branding, às campanhas, às experiências que nós temos proporcionado para o fim de engajar os consumidores. E não só sobre campanhas de produto, mas também como temos mostrado iniciativas de ESG. Estamos trabalhando com a Expedição Regenera, que são momentos durante o ano onde falamos sobre todos os esforços de melhoria de qualidade, de responsabilidade social, que fazemos com as cadeias dos principais ingredientes dos produtos da Nestlé: café, leite e cacau. Pensamos que seria muito interessante mostrar isso para as pessoas, e de que forma? É muito difícil traduzir as iniciativas de sustentabilidade para o consumidor de modo geral.

Ionah Kochen, VP de marketing da Nestlé (Divulgação)

Então, por meio da Expedição Regenera, convidamos opinion leaders para que possam experimentar ao vivo essas iniciativas nas cadeias e sempre procuramos levar para uma fábrica, uma fazenda, um local de reciclagem, enfim, fazer um trio de locais onde as pessoas possam realmente experimentar, como nós praticamos aquilo que pregamos. Começamos ressaltando que buscamos fazer os nossos produtos de uma forma responsável, com qualidade e com sustentabilidade. E a partir disso criamos também as campanhas para lançar os produtos, manter as marcas top of mind na cabeça das pessoas ou para rejuvenescer algumas marcas.

E como a companhia se conecta com as novas gerações?
A Nestlé é uma empresa que já tem mais de 100 anos no Brasil, então a tradição que carrega e a imagem são muito importantes e provenientes de todo esse tempo. Mas é importante que estejamos sempre conectados com as novas gerações também. Então fazemos os produtos e as campanhas pensando nisso. Temos alguns exemplos de campanhas que foram muito bacanas nesse sentido. Embora seja uma empresa suíça, muita gente acha que a Nestlé é uma empresa brasileira. E por quê? Porque temos essa condição de estar sempre acompanhando os hábitos, os comportamentos dos consumidores em cada região do Brasil, que são vários países dentro de um só. Com isso, temos essa conexão muito forte das marcas com os consumidores e Ninho é um grande exemplo. Fizemos uma campanha muito linda este ano com o tema de amor, não é uma palavra, o amor é um ato. E a partir daí mostramos vários atos de amor. É uma campanha emocional e mostra como Ninho, de fato, acompanha a vida das pessoas. E tanto isso é verdade que nós tivemos um lançamento, o Ninho Adulto, em que juntamos tecnologia com funcionalidade debaixo de uma marca supericônica. Foi um lançamento que nos orgulhou muito. Outro lançamento bem bacana que está sendo de muito sucesso é o Chocotrio. Encontramos uma avenida de admiração dos consumidores, que é fazer essa mistura de sabores, mas sobretudo de texturas, quando você combina o chocolate com o biscoito. E deu match, que é justamente o que fala a campanha. Brincamos um pouco com essa história do deu match entre as pessoas, mas que também deu match entre chocolate e biscoito. É uma linha em que estamos investindo bastante e, inclusive, teremos novidades no ano que vem.

Quais foram os principais lançamentos do ano?
Recém lançamos o Choco Biscuit, que também é uma variação de um biscoito coberto por chocolate que caminha nessa mesma avenida. Neste ano, também lançamos novos sabores de KitKat. Fizemos um co-branding entre Nescafé, Dolce Gusto e KitKat. Então, colocamos o sabor do chocolate no melhor mix de café e ficou uma variedade deliciosa que atrai muitas pessoas só pelo nome dela, que também é um tipo de iniciativa que estamos fazendo bastante, que agrada muito o consumidor. E indo nessa linha Dolce Gusto, lançamos a segunda edição de um produto Dolce Gusto em colaboração com a Netflix. Então, são essas possibilidades que fazem com que o nosso consumidor fique encantado com os nossos produtos e se delicie, porque também a qualidade é sempre uma coisa que prezamos profundamente. E em termos de patrocínios, vejo que fizemos alguns muito interessantes, começando com o ‘Big Brother’, que foi onde lançamos o Chocotrio.

Leia a entrevista completa na edição do propmark de 16 de dezembro de 2024