Projeto desenvolvido pela Mutato foi apresentado na Semana de Moda Masculina de Paris e conta com ações em redes sociais
A Ipiranga e o Je M'appelle Brasil apresentaram a primeira coleção cocriada entre um coletivo de moda e uma distribuidora de combustíveis. A "Complètement Vira-lata" conta com quatro peças e foram desenvolvidas a partir da ideia de valorizar o conceito "vira-lata", prestando uma homenagem à versatilidade, resiliência e capacidade de adaptação da cultura brasileira. É a primeira vez que as marcas nacionais Carnan, Class, Mad, Quadro Creations, Sufgang e Pace desenvolvem juntas uma coleção. O projeto foi desenvolvido pela Mutato.
As peças de street wear que compõem a coleção são complementares e, ao mesmo tempo, versáteis, como uma jaqueta matelassê que pode se transformar em colete; uma camiseta preta com detalhes das marcas que integram o coletivo, podendo ser usada em várias ocasiões; uma calça que vira bermuda; e um boné, acessório indispensável para garantir o estilo.
"Essa colaboração nos enche de orgulho pois mostra como é possível sair do óbvio sem abrir mão das verdades mais básicas da marca. Um posto de combustível é vivo, faz parte da vida nas cidades, assim como o streetwear. Ressignificar e abraçar o viralatismo em uma collab de moda é ao mesmo tempo surreal, mas super genuíno, e por isso é tão poderoso", diz Carol Freitas, diretora de criação associada da Mutato.
Durante a Semana de Moda Masculina de Paris, as peças da coleção foram expostas em uma pop-up store e foram produzidos diversos conteúdos nas redes sociais da Ipiranga, mostrando os bastidores do trabalho. Neste mês, como parte do lançamento, foi realizado um ensaio fotográfico e um fashion film em um posto Ipiranga real, na capital paulista. Além dos modelos, também participaram autênticos vira-latas caramelo: os cães-frentistas "Matuê" e "Poze", adotados por um posto da rede no interior de São Paulo.
"A Ipiranga faz parte da vida dos brasileiros há mais de 86 anos. Pra chegarmos até aqui, estamos sempre inovando, fazendo algo diferente e nos reinventando. A colaboração com o Je M'appelle Brasil, ao mesmo tempo que representa a diversidade e a criatividade da nossa marca e da cultura brasileira, também nos aproxima de novos públicos. Na Ipiranga, nós temos orgulho de ser 'vira-lata' todos os dias, com campanhas que são a cara do país, inclusive com os vira-latas caramelo que são mascotes em nossos postos e 'abastecem' os consumidores de alegria", explica Rafaella Gobara, diretora de marketing da Ipiranga.
A coleção está disponível para venda online ao público.