Somadas, as 25 marcas que formam o ranking ultrapassaram o valor de R$ 156 bilhões
Bancos e cerveja encabeçam a lista das marcas mais valiosas 2023/24, da Interbrand, divulgada nesta terça-feira (4). Em primeiro lugar permanece o Itaú, com valor estimado em R$ 46,9 bilhões, seguido pelo Bradesco com R$ 27 bilhões, Skol com R$ 18,9 bilhões, Brahma com R$ 13,7 bilhões e Banco do Brasil com R$ 10,4 bilhões.
Somadas, as 25 marcas que formam o ranking ultrapassaram o valor de R$ 156 bilhões, o que representa o crescimento de 2% na comparação com a edição anterior.
Entre as novidades no levantamento deste ano está a fintech Stone, que ocupa a 12ª posição, com valor de marca estimado em R$ 1,8 bilhão. A análise compreende que a marca sustentou o crescimento do portfólio de produtos, a experiência e o vínculo com o público nos últimos anos, cenário que se traduziu na retomada de resultados financeiros ascendentes.
Outra novidade é a Raia, que estreia já na 18ª colocação e o retorno da Arezzo, como 25ª marca mais valiosa do país.
No quesito crescimento em relação ao ranking anterior, o melhor desempenho é da Drogasil (14ª). Embora a marca permaneça na mesma posição, seu valor cresceu 19%, saindo de R$ 1,1 bilhão para R$ 1,3 bilhão.
Além da farmacêutica, outras três marcas apresentaram crescimento de dois dígitos que merecem destaque: Porto (14%), PagBank (ex-PagSeguro) (13%) e o Nubank (12%). Por outro lado, Renner (-11%), Havaianas (-11%) e Natura (-8%) apresentaram a maior queda.
"Os maiores crescimentos desta edição foram de marcas que construíram um diálogo verdadeiro e constante com seus públicos, que demonstraram um comprometimento real com causas relevantes para a sociedade, indo muito além do seu produto ou serviço e que, consequentemente, colheram excelentes performances financeiras", disse Beto Guimarães de Almeida, CEO da Interbrand.