Instituto Verificador de Comunicação vai auditar o acirrado mercado de streaming no Brasil, que ganhou novos capítulos com a entrada do GE
O streaming é um meio que está transformando a forma de consumir TV. Ele traz uma nova forma de apresentar conteúdo ao vivo ou time-shifted (on-demand). Trata-se de uma vertente em franco crescimento, mas que não vinha sendo auditada de forma independente (até agora). O raciocínio de Pedro Martins Silva para explicar a entrada do IVC (Instituto Verificador de Comunicação) na auditoria de streaming mostra o peso que essas plataformas ganharam no complexo cenário de mídia, atraindo investimentos publicitários cada vez mais relevantes e cifras milionárias.
E o instituto começa a auditoria no setor com o fenômeno CazéTV, player que mais vem mexendo com a cena multiplataforma de mídia, com recordes de audiência, e levou a Globo a lançar no YouTube, em setembro, o GE TV, canal digital gratuito de conteúdo esportivo para concorrer exatamente com a CazéTV, acirrando a briga no streaming esportivo.
Dentro desse contexto e com o crescimento acelerado da venda de direitos para transmissão de eventos esportivos ao vivo, principalmente das principais partidas do Campeonato Brasileiro, Jogos Olímpicos e Copa do Mundo (que vem aí, em 2026), a comprovação de dados fornecida pelo IVC contribui para a credibilidade do streaming.
“Desde os últimos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, isso tem permeado grandes eventos esportivos não só no Brasil, mas em outros mercados do mundo e a CazéTV é pioneira nesse tipo de transmissão. Isso tem atraído investimentos mais relevantes e os anunciantes buscam assegurar que esses recursos estejam sendo dirigidos para audiências verdadeiras. Para o IVC, isso complementa sua atuação nos mercados digitais, já trabalhados com auditoria para websites e DOOH”, destaca Pedro Martins Silva, presidente-executivo do IVC.
Ele explica que o instituto passou a auditar as métricas que o streaming via YouTube utiliza, verificando se os dados referentes a número de inscritos, visualizações, visitas, usuários únicos e tempo de exibição representam a realidade.

“O streaming existe há bastante tempo. Mais de duas décadas, pelo menos. Nesse período, muitas mudanças ocorreram na forma de uso da plataforma. Inicialmente, era utilizado para compartilhamento de vídeo entre usuários. Posteriormente, ganhou abrangência e passou a ser usado por influencers e criadores de conteúdo audiovisual com crescente qualidade de produção, se aproximando dos broadcasters de TV aberta e TV a cabo. Adicionalmente, as transmissões ao vivo foram se tornando mais comuns. Apesar desta aproximação no tipo e qualidade de conteúdo, continuou sendo uma plataforma de streaming com pulverização muito grande de canais.”
Em tempo real
Por que o serviço é importante para a auditoria de campanhas? “Esse é um ponto interessante dos modelos de novos serviços que o IVC vem desenvolvendo a partir da verificação de ferramentas de analytics. Por um lado, temos a auditoria regular, que apresenta ao mercado dados relacionados à audiência, muito importantes para o planejamento de mídia. De outro, temos a auditoria de campanhas, que, além de validar os dados de audiência, oferece certificação das inserções publicitárias durante determinada transmissão de conteúdo, em processo que ocorre de forma automatizada e em tempo real”, diz Silva.
Ou seja, agências e anunciantes têm uma forma independente de checking, “que reporta de forma precisa o que foi veiculado, em que momento e para qual audiência. Lembrando que não é a publicidade exibida pelo YouTube, no preroll ou midroll, mas sim a publicidade vendida pelo publisher responsável pelo canal, em qualquer formato”.
Os números de audiência gerados pela auditoria de streaming ficam disponíveis para todos os associados do IVC. Já no caso da auditoria de campanhas, os resultados são disponibilizados apenas para o publisher, agência e anunciante envolvidos na campanha auditada.
“A CazéTV é um player importante, que conta com grandes anunciantes. Temos expectativa de que mais canais de streaming e outras plataformas de streaming procurem o IVC para ampliar o alcance desse produto, atendendo a mais agências e anunciantes. A tecnologia da auditoria de streaming é escalável e preparada para várias plataformas diferentes, incluindo plataformas proprietárias”, destaca o executivo.
Sobre métricas, Silva afirma que o IVC acompanha de perto os avanços da digitalização da mídia e a forma como o mercado discute as necessidades em relação às métricas de audiência. “Isso é fundamental para que possamos desenvolver novos modelos de auditoria e executá-los corretamente. Com a auditoria de streaming, avançamos em mais uma área, de maneira pioneira, para proporcionar ao mercado informações verificadas de forma independente, trazendo mais transparência e segurança para a tomada de decisões mais efetivas na compra de mídia.”
“Procuramos o IVC justamente porque sentimos a necessidade de uma solução que refletisse com mais precisão as nossas entregas para as marcas. A CazéTV está operando em um novo modelo de mídia, com formatos e métricas diferentes, e estamos sempre em busca de parceiros com credibilidade que estejam dispostos a construir algo novo junto com a gente”, ressalta Christian Mutzig, sócio da LiveMode/CazéTV.
Idealizado em 1957, no I Congresso Brasileiro de Propaganda, o IVC existe desde 1961. Possui mais de 200 associados.