Executivos do Flamengo e da Jeep apresentam patrocínioGrande aposta do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para o Brasil este ano, a marca Jeep oficializou nesta quarta-feira (13) seu patrocínio ao time de futebol carioca Flamengo, em pleno estádio do Maracanã. O contrato é de R$ 4,5 milhões e vale até o final desse ano, podendo vir a ser renovado.  O acordo vinha sendo costurado desde outubro do ano passado e foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Flamengo há uma semana.

Estima-se que a camisa do Flamengo vale, agora, cerca de R$ 90 milhões. Os demais patrocinadores atualmente são Caixa (recém-renovado, R$ 24,7 milhões), Guaraviton/Guaravita (R$ 20milhões), Adidas (R$ 38 milhões) e Tim (R$ 3 milhões). A Peugeot patrocinou o time até dezembro do ano passado, e a multa recisória do contrato representa para o clube ainda um total de R$ 5,6 milhões. O contrato iria até início de 2016.

O que une a Jeep ao Flamengo é, segundo Sergio Ferreira, diretor geral da FCA para a América Latina, o desejo da marca de se tornar mais brasileira e  forte em todos os públicos – como o próprio Flamengo, o maior time do país com torcedores com perfis de A a Z e valores muito semelhantes aos da Jeep.

“O Brasil é o nosso segundo maior mercado no mundo. Queremos chegar a dois milhões de veículos esse ano. Investimos R$ 7 bilhões no polo automotivo de Pernambuco (inaugurado há duas semanas). Acreditamos no potencial do mercado brasileiro e que nossos valores – liberdade, aventura, autenticidade e paixão – têm tudo a ver com a marca Flamengo”, disse Ferreira.

O lançamento mais importante da Jeep é o modelo Renegate, e a marca não descarta a possibilidade de lançar uma série especial do automóvel em homenagem ao Flamengo. A montadora quer ter o carro em 200 pontos de vendas até o final desse ano.

“O que esperamos é visibilidade. Faremos várias ações em conjunto e quaisquer planos mais ousados dependerão da performance da parceria em 2015”, conclui Ferreira.

A marca Jeep será vista na parte de trás da camisa, logo abaixo do número do jogador, já no jogo do próximo domingo contra o Sport, no Maracanã. Ferreira enfatiza que a Jeep não pretende patrocinar outros clubes no Brasil. Na Itália é patrocinadora do tetra-campeão Juventus.

João Ciaco, diretor de Brand Marketing Communications da FCA para a América Latina, diz que o planejamento das ativações se inicia na próxima semana.

Entrarão ações envolvendo o programa sócio-torcedor, por exemplo, e divulgação do patrocínio nos pontos de vendas da Jeep, que é atendida pela Leo Burnett Tailor Made. Não há campanhas planejadas ainda relativas à nova parceria.

“A associação é clara: é o maior time do Brasil. E, naturalmente, é do Rio, a cidade que recebeu a Copa, receberá as Olimpíadas, e é uma referência muito importante. Mas na verdade a força nacional do time é o nosso foco.”, disse Ciaco.

Em fase não tão boa nos campos, o Flamengo vive um momento mais positivo na sua gestão. “Acertamos R$ 200 milhões de dívidas e acreditamos que em dois anos seremos, em receita, comparáveis a qualquer grande time do mundo, como o Chelsea.”, diz Bruno Spindel, diretor de marketing do clube.

Segundo ele, os patrocínios são responsáveis por um terço da receita do clube – os outros dois se referem a  ingressos/bilheteria e direitos televisivos.  Também são marcas parceiras atualmente Ambev, Gatorade e Herbalife.

“Espero que as duas marcas trabalhem bastante para ativar essa parceria. Do lado de cá, também temos que fazer esse trabalho. É uma via de mão dupla”, conclui Spindel, que está no clube desde janeiro de 2013, quando entrou a nova gestão, liderada por Eduardo Bandeira de Mello.