Executiva falou também sobre os desafios do live marketing que, apesar de aquecido, ainda enfrenta problemas, como os prazos de pagamento

Desde maio deste ano como CEO da AKM, Juliana Pileggi Suplicy é a primeira mulher a assumir esse posto na agência de live marketing.  Para a profissional, que tem 29 anos de carreira, isso representa um marco importante.

“Um reflexo do mercado que queremos construir e para onde a agência está olhando. Acredito que essa decisão simboliza um compromisso real com a construção de uma liderança mais plural”, afirma ela, destacando que hoje na AKM 65% do quadro é formado por mulheres.

Executiva com passagens por vários clientes e agências, Juliana revela que seu plano de ação está focado no crescimento da AKM, que tem clientes como Bradesco, Coca-Cola e Mastercard.

Na entrevista a seguir, ela também fala sobre os desafios do live marketing que, apesar de aquecido, “ainda enfrenta a informalidade e os prazos de pagamento excessivamente longos”.

Quais são os seus objetivos à frente da operação da AKM?
Meu principal objetivo é fortalecer ainda mais a AKM como uma das maiores agências de comunicação do país, mantendo nossa consistência operacional e ampliando nosso impacto criativo e estratégico junto aos clientes. Quero também impulsionar a transformação digital da agência e garantir uma cultura de trabalho cada vez mais colaborativa, diversa e orientada para resultados reais e sustentáveis A AKM já entrega soluções completas, reunindo inteligência, criatividade e excelência na execução, sempre com foco em resultado e diferenciação. Minha missão é potencializar ainda mais essa entrega para os nossos clientes. Hoje, temos um time de 120 profissionais e atendemos grandes marcas como Bradesco, Bradesco Seguros, Coca-Cola, Copa Energia, Embraer, Gerando Falcões, Google, Grupo Petrópolis, Fin4She, Hotmart, Mastercard, Morana, Nestlé, Pachamama, PepsiCo, Red Balloon, Spic, Suvinil, Tirolez, Toyota e Vozes das Periferias, entre outras.

Poderia detalhar o seu plano de ação?
O plano de ação é focado na relação com clientes e na evolução da estrutura. Tudo começou num diagnóstico construído a partir da escuta ativa e da integração com os líderes. Assim que cheguei, propus uma autoanálise individual para cada liderança, buscando gerar insights a partir do olhar interno da agência. Foi um diagnóstico de dentro para fora, sem deixar que minha experiência anterior com a agência interferisse nesse processo. Diante disso, a proposta é tornar a AKM um ambiente com menos muros e mais pontes, fortalecendo a cultura organizacional e o espírito de equipe. A ideia é unir ainda mais as áreas, promovendo uma atuação mais coletiva, para que a percepção positiva sobre a agência vá além de quem já a conhece. Hoje, com uma base de clientes já fidelizada, vivemos um momento de oportunidade. Por isso, o plano de ação está focado no crescimento, sempre guiado pelos quatro pilares estratégicos da agência, que são inovação criativa estratégica, trazer produtos inovadores para o mercado, desenvolver pessoas e equipes e entregar resultados com excelência.

Juliana Pileggi Suplicy, CEO da AKM: "Live marketing ainda enfrenta a informalidade e os prazos de pagamento excessivamente longos” (Divulgação)

O que representa para a agência ter uma mulher como CEO pela primeira vez?
É um marco importante. Um reflexo do mercado que queremos construir e para onde a agência está olhando. Acredito que essa decisão simboliza um compromisso real com a construção de uma liderança mais plural. Assumo esse papel com muita responsabilidade, consciente da importância de abrir caminhos e gerar referências para outras mulheres. Hoje na AKM já somos 65% de mulheres. Temos um Comitê de Diversidade e Inclusão sempre atento na busca e construção de melhores práticas. Ter uma mulher na posição de CEO é também um marco de reconhecimento da diversidade e da pluralidade dentro da agência. No contexto do live marketing, da publicidade e da comunicação como um todo, áreas ainda predominantemente lideradas por homens, essa conquista ganha ainda mais relevância. É uma oportunidade e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade de abrir caminhos e inspirar outras mulheres.

Conte um pouco mais sobre sua carreira.
Tenho 29 anos de experiência no mercado, passei por grandes empresas nacionais e internacionais, como Unilever e AT&T (nos EUA), além da Linear Investimentos. No setor de agências, trabalhei em lugares como Fischer América, NeogamaBBH, Bullet e na própria Aktuellmix (antiga AKM), onde fiquei mais de 12 anos como diretora de atendimento. Mais recentemente, fui diretora-executiva e sócia da Marketing House. Sou formada em administração de empresas e fiz pós-graduação em marketing na University of California, UC Berkeley (EUA). Ao longo da minha carreira, liderei projetos estratégicos para marcas de diversos segmentos e tive o privilégio de ser reconhecida em festivais importantes, como Cannes Lions, Effie Awards, Clube de Criação, Prêmio Colunistas, Popai, Live, MMA Smarties e Globes Awards. Além de já ter participado como jurada em premiações como Effie Awards, Ampro Globes e Popai.

Leia a entrevista completa na edição do propmark de 4 de agosto de 2025